Moradores do entorno da barragem Dal Bó podem retornar às suas casas, define Prefeitura de Caxias
Risco de rompimento das barragens foi eliminado, durante reunião do Gabinete de Crise, na manhã deste sábado (04/05)
Durante reunião do Gabinete de Crise, realizada na manhã deste sábado (04/05), a Prefeitura de Caxias do Sul definiu que os moradores dos bairros Fátima, Reolon, São José e Santa Catarina, que estejam em abrigos ou em casas de famílias, podem retornar para suas casas. As pessoas foram removidas para os abrigos após a barragem Dal Bó ter apresentado risco de rompimento, ainda na quinta-feira (02/05).
Permanecem nos abrigos as pessoas da área de risco do interior que estão sendo resgatadas. Conforme o prefeito Adiló Didomênico, o retorno das famílias do Fátima e do Reolon deve iniciar às 13h deste sábado. “Os abrigos continuam funcionando e a prioridade é resgate de famílias que estejam em área de risco”, diz o prefeito.
A represa Dal Bó reduziu o nível da água consideravelmente. Não extravasa mais água pelo vertedouro e o nível está cerca de 1,35 metro abaixo da borda da barragem.
Seguem abrigadas as famílias que saíram de áreas de risco como Galópolis e Vila Cristina. Famílias que se sentem inseguras em casa e não tem pra onde ir, também podem buscar ajuda com a Defesa Civil para o abrigadamento.
BUSCA POR INFORMAÇÕES: Muitas pessoas estão entrando em contato com a FAS para saber de seus familiares, principalmente os que estão isolados no interior por falta de energia elétrica e de internet. A partir deste sábado, a Prefeitura de Caxias disponibiliza um canal de atendimento para esse tipo de comunicação: (54) 9 9985.6022. Por questão de segurança e proteção, os nomes dos resgatados só podem ser compartilhados com os órgãos de segurança. "Porém, os familiares que desejam informações, podem entrar em contato neste número e nós avisaremos os abrigados para que entrem em contato com seus familiares e amigos", explica a presidente da FAS, Geórgia Tomasi.
AUXÍLIO FUNERAL: Geórgia Tomasi informa ainda, que por determinação do Prefeito Adiló Didomenico, a FAS irá disponibilizar o benefício eventual do auxílio funeral para as famílias atingidas pelos eventos climáticos dos últimos dias.
Comentários