Próximo mutirão de castrações em Caxias será no Campos da Serra no dia 13 de abril
Procedimentos são realizados por meio do contrato da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o Instituto Hospitalar Veterinário da UCS
Os próximos mutirões de castração de cães e gatos machos em Caxias do Sul ocorrerão nos bairros Campos da Serra, no dia 13 de abril; Montes Claros, no dia 04 de maio; e Mariani, no dia 18 de maio. Os tutores destes animais devem solicitar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) a ficha cadastral que comprove a condição de vulnerabilidade social e devolvê-la preenchida.
Em setembro de 2023 a Prefeitura de Caxias do Sul oficializou com a Fundação Universidade de Caxias do Sul a contratação de serviços de castração de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham dono. Ao todo, foram realizados 2.791 procedimentos. Desde então, 408 machos foram castrados em 10 mutirões em bairros e no interior do município.
O levantamento do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) tem como base as informações repassadas pelo Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) até a primeira quinzena de março de 2024. Os mutirões são feitos com a Unidade Móvel Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sempre mediante agendamento com os proprietários dos pets.
O coordenador do DPA, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, salienta que os tutores devem estar atentos ao contato por WhatsApp ou telefone feito pelos funcionários do IHVET, feito com antecedência.
A Unidade Móvel Veterinária tem ambulatórios e salas cirúrgicas, sendo que as castrações no veículo ocorrem somente em machos tendo em vista o tempo de recuperação e menor complexidade cirúrgica, o que, por consequência, resulta em mais animais castrados. Os mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Serrano, Fátima, Villa Lobos, Ana Rech, Belo Horizonte, Parque Oásis e Santa Corona, e nos distritos de Fazenda Souza e Vila Seca.
O contrato com a UCS tem validade de um ano, por meio do custeio da administração de R$ 2,5 milhões, e prevê ainda o transporte de pets de pequeno porte para esterilização cirúrgica. Por meio do convênio também foram ampliados os atendimentos e a realização de exames e da internação de animais resgatados pela SEMMA.
A SEMMA está localizada na Rua Dom José Barea, nº 1.501, no bairro Exposição, junto à Maesa, e o horário de funcionamento é das 10h às 16h.
Comentários