Sancionado projeto que fornece auxílio financeiro para famílias que cuidam de idosos em Caxias do Sul
Chamado de Cuidado Subsidiado, o benefício recebido pelas famílias varia, dependendo do grau de dependência do idoso
O projeto que destina um valor para as famílias com dificuldades financeiras para fornecer o cuidado adequado para pessoa idosa, em Caxias do Sul, foi sancionado nesta quarta-feira (03/01). Chamado de Cuidado Subsidiado, o benefício recebido pelas famílias varia, dependendo do grau de dependência do idoso, que pode ser de nível I (1,5 salário mínimo) ou II (2 salários mínimos). A definição é feita por técnicos da Secretária Municipal da Saúde (SMS).
A escolha das famílias que recebem o benefício é feita por uma equipe socioassistencial do município. Mesmo após entrar no projeto, os grupos familiares continuam a receber acompanhamento mensal, para checar a saúde do idoso, assim como verificar se as metas e os valores estão dentro do que prevê a legislação.
Muitos dos idosos que hoje precisam de cuidados são internados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Nelas, o custo médio mensal é de R$ 4.460,00. Com o Cuidado Subsidiado, o valor médio cai para R$ 2.460,00 por mês.
O Cuidado Subsidiado é custeado pelo Fundo Municipal do Idoso (FMI), mantido com recursos repassado pelo município e população através do Imposto de Renda.
Comentários