Segundo fim de semana da Feira do Livro tem atrações para adultos e crianças
O setor infantojuvenil da Feira funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h
Bate-papos, música e maratona de Contação de Histórias na Feira
Segundo fim de semana traz a Caxias o escritor Raphael Montes, tem show de Lucio Yanel e slam de ilustração dentre muitas atrações
Depois de atrair mais de 30 mil pessoas nos primeiros três dias, o segundo fim de semana da 40ª Feira do Livro de Caxias tem atrações para todos os públicos, incluindo show de Lucio Yanel, música nordestina e bate-papo com Raphael Montes, um fenômeno de popularidade com seus livros de crimes, suspense e terror, dentre outras atrações que devem levar o público à Praça Dante Alighieri.
A programação de sexta-feira será especial para crianças e adolescentes com a realização da 16ª edição da Maratona de Contação de Histórias. No Teatro Pedro Parenti, os contadores Bárbara Catarina, Eleonora Medeiros e Zéh Henrique vão se revezar contando histórias para este público tendo sonoplastia de Aline Luz e animação cultural com os Vivandeiros da Alegria e o amigo do Livro Roger Castro. Já no Palco Principal, a atividade fica sob o comando das contadoras Carminha e Gica Conta. O tema desta edição da Maratona é “Contadores de Histórias e Fazedores de Mem órias”.
Também na sexta-feira, às 19h, tem o bate-papo “A Escrita no Mundo depois de Nós”, com Daniel Galera e Tiago Marcon, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. Galera é autor do cult “Barba Ensopada de Sangue”, cuja versão para cinema foi exibida no Festival de Gramado deste ano, e que está lançando “O Deus das Avencas”. Marcon venceu Prêmio Vivita Cartier 2024 com o livro “Diário da Castração”.
O sábado é dia de mais bate-papos com temas ligados à produção literária contemporânea e também histórica. Às 15h, no Palco da Feira, as escritoras Natalia Borges Polesso, Alessandra Rech e Taiasmin Ohnmacht abordam o tema “Reescrever um mundo viável: literatura e sociabilidades em tempos de crise climática”. Mais tarde, às 17h, um clássico literário brasileiro será revisitado no bate-papo “O Tempo e o Vento, obra-prima de Erico Veríssimo: 75 anos de O Continente”, com Letícia Wierzchowski e Márcio Miranda Alves, ela conhecida do romance “A Casa das Sete Mulheres” e ele um estudioso da obra de Erico Veríssimo, além de professor da UCS, onde coordena o Mestrado em Letras e Cultura.
Na parte musical, o show do final de tarde de sábado, às 18h, é com o violonista Lucio Yanel, cuja trajetória de 40 anos é reverenciada por sua significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, sendo um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha. Yanel vai apresentar ao público um panorama da musicalidade pampeana, apresentando composições próprias e temas ligados ao folclore latino.
Para domingo, a sensação deve ser a presença do escritor e roteirista Raphael Montes no bate-papo “Suspense nas páginas e nas telas”, que terá participação de Elisa Seerig, que pesquisa estudos culturais de gênero na literatura e nas mídias. Fenômeno de popularidade por seus livros de crimes, suspense e terror, Montes foi vencedor do Jabuti de 2020 por “Uma Mulher no Escuro” e roteirista, dentre outros trabalhos, da franquia “A Menina Que Matou os Pais”, sucesso na Amazon Prime Vídeo, além do livro “Bom Dia, Verônica”, que inspirou a série do Netflix, da qual também foi roteirista- chefe e produtor-executivo.
Outra atração que deve mobilizar o público domingo, às 15h, no Palco Principal, é o Slam de Ilustração com participação dos ilustradores locais Adriana Antunes, Rafael Dambros e Wagner Carsten, além da presença de André Neves, reconhecido nacional e internacionalmente por suas ilustrações para livros infantis. E dentre as sessões de autógrafos, o domingo também está reservado para o lançamento e a sessão de autógrafos da Antologia do 58º Concurso anual literário, que vai reunir oito autores no Palco da Feira, às 16h.
E, para fechar o domingo com música, a pedida das 18h é o show com o Grupo Macaxêra, que é composto por Marcos Volpato no violão e voz principal, Abhay Volpato na percussão, bandolim e voz, Rafael Castilhos na percussão e voz, e, nesta apresentação, acordeon de André Arrosi. O repertório é formado por baião, forró, xote e xaxados, apresentando clássicos e novidades da música nordestina.
O setor infantojuvenil da Feira funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h. O setor Geral, das 10h às 19h de segunda a sábado e, domingo, também das 12h às 19h.
A realização da 40ª Feira do Livro é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA - Sedac – RS.
Link da programação completa:
https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao
Comentários