Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Documento de licenciamento do veículo já pode ser atualizado no aplicativo

por Daniela Affonso

Seguro obrigatório não será cobrado e quitação dos débitos deve ser feita até 31 de julho

Atualização do CRLVe costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24h
Foto: Divulgação | DetranRS

No Rio Grande do Sul, já é possível emitir o novo documento de licenciamento do veículo, referente ao ano de 2025. O proprietário que quitou todas as obrigações, incluindo Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), recolhido pela Secretaria Estadual da Fazenda, taxa de licenciamento do DetranRS e multas vencidas, pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, clicar em Veículos e seguir as instruções. A atualização do CRLVe costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24 horas.  

Estava prevista para este ano a volta da cobrança do seguro obrigatório, mas o Congresso Nacional revogou a recriação do seguro juntamente com o pacote de corte de gastos no fim desse mês de dezembro. A nova lei foi sancionada pelo presidente Lula no dia 31. Então, proprietários de veículos ficam isentos dessa obrigação também neste ano. 

Prazo máximo 

A data máxima para quitação dos débitos do licenciamento esse ano mudou. Passa a ser 31 de julho para todos os veículos. Com a adoção do documento digital não há mais necessidade de escalonamento devido ao volume de impressão e entrega, e metade da frota ganha pelo menos 30 dias a mais de prazo.  Embora o IPVA vença em abril para todos os veículos, o prazo de licenciamento se estende até 31 de julho de 2025, sendo permitido circular com o documento de 2024 até essa data. 

Onde pagar a taxa de licenciamento, IPVA e multas? 

O pagamento de débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de bancos conveniados (Banrisul, Sicredi, Sicoob, Lotéricas da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco); por Pix de qualquer instituição financeira (basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS); ou por meio de instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão. 

Fonte:  DetranRS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais