Campanha mundial propõe detox de internet
Baixar ÁudioNo Brasil, a Universidade Positivo apoia a ideia
Foto: Divulgação
A instituição britânica Royal Society For Public Health (RSPH) promove, pelo segundo ano, uma campanha intitulada Scroll Free September, que propõe aos participantes reduzir ou abandonar o acesso às redes sociais por 30 dias, durante todo o mês de setembro.
O desafio é dividido em 5 categorias para que todos possam participar, sem desculpas. São elas: Busy Bee (sem mídias sociais na escola ou no trabalho); Sleeping Dog (sem mídias sociais no quarto); Social Butterfly (sem mídias sociais em eventos sociais); Night Owl (desligar-se das mídias sociais todos os dias, a partir das 18h); e Cold Turkey (não abrir nenhuma rede social por 30 dias).
Segundo a RSPH, a campanha é uma oportunidade de pensarmos sobre nossa relação com as mídias sociais. Para o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, depressão, problemas de sono, medo de "estar por fora”, bullying, ansiedade, inveja, solidão e baixa autoestima são alguns dos sintomas de quem passa tempo demais nas redes sociais. Gaertner falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira. Confira na íntegra.
A saber: Para participar do Scroll Free September, basta escolher uma categoria e se registrar gratuitamente no site da RSPH, no link https://www.rsph.org.uk/our-work/campaigns/scroll-free-september/get-involved.html.
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