Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura e Enel X assinam contrato da PPP da iluminação pública de Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Consórcio Luz de Caxias do Sul, formado também pela empresa Selt Engenharia, será responsável pela gestão da iluminação pública do Município

Foto: Daniela Xu

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Enel X Brasil assinaram nesta terça-feira (31/10) a parceria público-privada (PPP) para a gestão do parque de iluminação pública (IP) do município. Vale ressaltar, a primeira PPP da cidade. A Enel X integra, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, em conjunto com a empresa Selt Engenharia, o consórcio Luz de Caxias do Sul, que será responsável por administrar, modernizar e expandir o sistema de iluminação pública de Caxias do Sul.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do responsável pela Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, o responsável pela Luz de Caxias, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, dos secretários municipais de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, e de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Norberto Soletti, além de outras autoridade. Esta é a primeira PPP realizada em Caxias do Sul e o nono projeto de PPP de Iluminação Pública que a Enel X vai operar no Brasil.

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Caxias do Sul prevê que mais de 50 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia LED, mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns. A PPP prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no município ao longo do contrato. A expectativa é de que cerca de 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos.

O consórcio Luz de Caxias do Sul também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia do parque de IP em cerca de 54% na comparação com os padrões atuais. Também está prevista a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município, além de praças e avenidas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais