Município de Caxias obtém autorização para empenho de recursos em novo projeto de acesso ao Bairro Planalto
Agente financiador deu sinal positivo para avanço de obra que já tem orçamento mais de 90% concluído e está apta para licitação
A comunidade do Bairro Planalto está uma etapa mais próxima da conquista da reformulação do acesso rodoviário pela BR-116. O Município de Caxias do Sul obteve recentemente autorização para empenho de recursos no novo projeto desenvolvido para o atendimento da demanda, que contempla uma nova alça de retorno, com prolongamento dos canteiros, e um conjunto semafórico que inclui faixa e foco para pedestres, ampliando significativamente a segurança viária e o fluxo de veículos na região. A Corporação Andina de Fomento (CAF), agente financiador da obra, deu sinal positivo para o avanço da execução, que já tem mais de 90% do orçamento concluído e está apta para licitação.
O encerramento desta fase de tramitação depende apenas do desenlace de outra obra financiada pela mesma organização, em outra região do município. Outro ponto importante é que a proposta do conjunto semafórico também já conta com autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para realização – prerrogativa indispensável, por se tratar de obra realizada pelo município em rodovia federal.
O projeto conduzido em sincronia pelas secretarias municipais de Planejamento (SEPLAN), Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) foi alterado da versão original a partir de outra demanda também externada pela própria comunidade e atendida pela administração. Com isso, se tornou necessária a busca de autorização por parte da CAF para modificar a destinação inicial de recursos.
Conforme o prefeito Adiló Didomenico, os próprios moradores solicitaram a retirada da passarela do projeto, porque perceberam que ficaria localizada distante de um dos pontos de maior movimento, que é a escola, e com isso, atenderia somente poucos pedestres.
Comentários