Oito escolas de Caxias do Sul serão contempladas em projeto de infraestrutura do Governo do Estado
O projeto de PPP prevê a realização de reformas, adequações e requalificação estrutural em 100 escolas do RS
O governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (23/8), novas ações do programa Lição de Casa, criado para qualificar a rede estadual de ensino. O governador Eduardo Leite assinou o contrato de estruturação de parceria público-privada (PPP) para a realização de melhorias de infraestrutura em escolas estaduais. Também foram assinados o projeto de lei para criação do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê) e o acordo de cooperação técnica internacional com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para a criação do Centro de Referência em Educação.
O projeto de PPP prevê a realização de reformas, adequações e requalificação estrutural em 100 escolas em Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão, observando critérios de vulnerabilidade social. Todos os 15 municípios escolhidos fazem parte do programa RS Seguro.
Em Caxias do Sul, oito escolas estão contempladas:
:: Esc Est Ens Fun Abramo Randon Ensino Fundamental
:: Esc Est Ens Fun Ivanyr Euclinia Marchioro Ensino Fundamental
:: Esc Est Ens Fun Presidente Vargas Ensino Fundamental; Educação de Jovens Adultos
:: Esc Est Ens Med Paulo Freire Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação de Jovens Adultos
:: Esc Est Ens Med Professor Clauri Alves Flores Ensino Médio; Educação de Jovens Adultos
:: Esc Est Ens Med Rachel Calliari Grazziotin Ensino Fundamental; Ensino Médio
:: Esc Est Ens Fun Maguary Ensino Fundamental
:: Esc Est Ens Fun Clemente Pinto Ensino Fundamental
A estruturação do projeto, em conjunto com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), está a cargo da empresa SP Parcerias, responsável por iniciativas semelhantes em São Paulo e Porto Alegre. A primeira fase refere-se ao diagnóstico das escolas. O edital deve ser publicado no segundo semestre de 2024.
Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a parceria com a iniciativa privada na manutenção das escolas permitirá que os diretores se dediquem mais a outras atividades essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Comentários