Garibaldi forma alunos no dialeto talian
O curso teve o objetivo de capacitar monitores para a língua Talian, por meio de estudos da gramática, pronúncia e literatura
Depois de quase três meses, Garibaldi tem a oportunidade de formar 32 pessoas no talian. A iniciativa deseja preservar os aspectos históricos e culturais ligados à variedade suprarregional do italiano com características próprias – reconhecida como "Referência Cultural Brasileira" pelo Ministério da Cultura (MinC). A formatura da turma de Garibaldi ocorreu na quinta-feira, 18 de junho, na Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), local onde também ocorreram as aulas.
As aulas foram conduzidas pelo escritor e professor Darcy Loss Luzzatto, que é também o autor do dicionário português-talian, uma das únicas obras disponíveis para consulta ortográfica do idioma de imigração. O curso teve o objetivo de capacitar monitores para a língua Talian, por meio de estudos da gramática, pronúncia e literatura. Luzzato, que também participou das comemorações dos 140 anos da Imigração Italiano na região, acrescentou a importância de preservar o dialeto.
Além do professor, se pronunciaram o diretor acadêmico da Fisul, Roberto Macagnan, que afirmou o interesse da Faculdade em contribuir com ações que visem o desenvolvimento da região e a valorização da cultura local, e a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero. Ivane lembrou da infância, com a presença do talian, e salientou a importância do idioma na preservação da cultura, bem como sua influência na gastronomia, arquitetura, festas e nos valores da região.
A realização do curso foi da Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra), Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), Instituto Tarcísio Michelon e Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
Comentários