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Aprovado projeto que busca evitar a evasão escolar de alunos da rede municipal de ensino, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Foco está nos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram o projeto para criação do Programa Intersetorial de Combate à Evasão Escolar em sessão ordinária nesta terça-feira (17/09). A proposta, assinada pelo Executivo, estipula uma integração entre departamentos da Administração Municipal, para diminuir a evasão de alunos da rede municipal de ensino.

Como público-alvo, a proposta delimita, preferencialmente, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas da rede, tanto evadidos quanto ausentes do ambiente escolar. As ações previstas passam pelo fortalecimento da Rede de Apoio à Escola (RAE); pelo encaminhamento de estudantes para especialidades médicas (após consulta com o clínico geral); inserção dos núcleos familiares no cadastro único; encaminhamento dos estudantes para práticas esportivas e culturais no contraturno escolar; encaminhamentos para aprendizagem profissional dos adolescentes.

As metas do programa, se for implementado, incluem atendimento familiar sistêmico, visando ao retorno e à permanência do educando na escola. Voltam-se a repensar a educação e a estimular mudanças positivas nos processos relacionais, focados no ensino e na aprendizagem das comunidades escolares.

Na exposição de motivos da proposição, é explicitada a constatação de que as articulações precisam focar na área educacional, pela transversalidade das necessidades e pelo compartilhamento das comunidades, nos diferentes territórios e serviços. Informa que, na rede pública de ensino, nos anos de 2021, 2022 e 2023, houve estes números de abandonos, respectivamente: 621, 325 e 303.

No período de maio de 2021 a dezembro de 2023, estão apontadas 3.538 FICAIs (fichas de comunicação do aluno infrequente). As principais causas para a evasão escolar seriam estas: suspeita de negligência; resistência do aluno; distorção idade/escolaridade; falta de transporte; doenças; problemas de relacionamento escolar; suspeita de envolvimento com drogas; suspeita de violência familiar; maternidade/paternidade na adolescência.

Para se tornar lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito municipal.

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