Central de Matrículas reforça e amplia horário de atendimento após registro de grandes filas, em Caxias
Baixar ÁudioNa segunda-feira foram contabilizados 350 atendimentos no local, número considerado alto pela 4ª CRE e Secretaria Municipal da Educação (Smed)
A Central de Matrículas registrou longas filas de espera nos últimos dias, em Caxias do Sul. A volta das escolas públicas impactou em uma grande movimentação no local, que fica na Avenida Júlio de Castilhos, na área central da cidade. Foram feitos 350 atendimentos na segunda-feira (14), número considerado alto pela 4ª Coordenadoria de Educação (4ª CRE) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Segundo as pastas, pais e responsáveis são atendidos conforme as possibilidades de estrutura de pessoal. Atualmente são realizadas as entregas de 200 senhas diariamente, sendo que 100 valem para o dia e o restante para o outro. Até sexta-feira (18/02), a Central realiza solicitações de transferências e/ou troca de escola; de vagas para quem está chegando à cidade e ou que perderam o prazo para matrícula; e de transferência para aqueles que foram chamados para escolas, dentro da região em que moram, contudo para instituição diferente da solicitada, e que agora desejam fazer a troca.
As pastas determinaram o reforço nas equipes da Central de Vagas para agilizar o atendimento a pais, mães e responsáveis de alunos que precisam resolver questões relacionadas a matrículas na rede pública. A decisão foi tomada após visita ao local e ver com a coordenação do setor.
Além de mais servidores no atendimento, o horário foi ampliado, passando a ser das 8h30 às 16h30. Desde esta quarta (16/02) também são distribuídas senhas com agendamento para cada família e fichas para todos os que estivem na fila. Estes procedimentos são válidos até a sexta (18/08) e para a próxima semana, de segunda a quarta-feira (21 a 23/02). Após este período, serão designadas escolas para todos os inscritos, respeitando os critérios definidos legalmente. A expectativa é que até 28 de fevereiro todos os estudantes estejam designados para uma escola.
Será utilizado critério de zoneamento, que seria fornecer as escolas mais próximas da residência do estudante. As transferências ou matrículas dependem do número de vagas que sobrarem nas instituições.
Hoje em dia, há vagas em 184 instituições de ensino, sendo 53 da rede estadual e 131 da municipal, divididas entre 83 do ensino fundamental e 48 de educação infantil. Conforme as pastas, caso o aluno perca alguns dias de aula, as escolas proporcionarão recuperação dos conteúdos referentes aos primeiros dias de aula para os estudantes matriculados.
A Central de Matrículas atende de segunda a sexta-feira, conforme senhas distribuídas. Este trabalho de inscrições é somente na modalidade presencial.
A rede estadual de ensino já possui datas sobre o tema:
ENSINO FUNDAMENTAL:
Até dia 03/03 os alunos serão avisados por telefone ou pelo WhatsApp para qual escola serão designados
ENSINO MÉDIO:
As inscrições acontecem de forma online diretamente pelo site da Seduc. Basta clicar na aba Serviços e Informações e selecionar o item “Chamada Pública Escolar”.
O resultado fica disponível no dia 23/02 e a matricula presencial nas escolas designadas ocorre de 23 a 28 de fevereiro.
Comentários