Pilares da Cultura da Paz serão trabalhados na comunidade por escola de Sarandi
Alunos farão entrega de folhetos com os Pilares.
A construção da paz começa a partir de uma atitude pessoal que pode se refletir depois em diversos campos da vida, no meio ambiente, na sociedade, na saúde coletiva entre outros. Essa discussão se fortalece a partir da crescente visão da interdependência global e da responsabilidade universal pela construção de um novo mundo e coloca este tema como uma das principais ações educativas, que promovem fontes efetivas de paz no mundo.
A Escola Estadual Dr. João Carlos Machado, por iniciativa da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, está trabalhando com todos os alunos os Pilares da Cultura da Paz, divulgados no Manifesto 2000 da Unesco. No dia 20 de abril, será realizada uma entrega de folhetos contendo os Pilares para a comunidade de Sarandi. O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi escrito por um grupo de Prêmios Nobel da Paz, com o fim de criar um senso de responsabilidade que se inicia em nível pessoal.
É responsabilidade de cada um colocar em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz. Todos podem contribuir para esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.
Conheça os 6 pilares da Cultura de Paz:
1. Respeitar toda forma de vida;
2. Rejeitar a violência;
3. Ser generoso;
4. Ouvir para compreender;
5. Preservar o planeta;
6. Redescobrir a solidariedade.
A professora Marcia Lucietto explica como será o evento realizado pela escola. Clique e ouça.
Comentários