Caxias do Sul não tem posição definida sobre renovação da parceria para o transporte escolar
Levantamento da Famurs aponta que 152 municípios não pertendem renovar parceria com o estado
Enquanto mais de 150 municípios gaúchos manifestam que não deverão renovar o convênio com o governo do estado para a realização do transporte escolar, Caxias do Sul aguarda a posição sobre a emenda ao orçamento proposta pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. A motivação seria a defasagem no valor repassado. De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Marléa Ramos Alves, Caxias do Sul já encaminhou a licitação prevendo a manutenção da parceria.
Conforme Marléa, desde que o município aderiu ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) existiu um déficit no repasse. Mesmo assim ela garante que a prefeitura não pensa em romper, mas pode enxugar alguns roteiros para reduzir os custos.
Se o convênio não for renovado em torno de 50 mil estudantes serão prejudicados no estado. Em Caxias do Sul quase quatro mil alunos são transportados, sendo que quase metade estuda na rede estadual. Ainda em 2013 algumas prefeituras não renovaram o convênio e a justiça determinou que o estado realizasse sozinho o serviço.
Comentários