Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Artigo desenvolvido na Faculdade Cesurg é publicado na revista internacional Fermentation

por Ana Lúcia Jacomini

TCC do egresso Douglas Koakoski analisa os efeitos do ozônio gasoso nas características microbiológicas e químicas da silagem de milho

Foto: Divulgação/Cesurg

O egresso do curso de agronomia da Faculdade Cesurg de Marau, Douglas Luis Koakoski, teve seu artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado na revista internacional Fermentation. A pesquisa intitulada “Um estudo preliminar dos efeitos do ozônio gasoso nas características microbiológicas e químicas da silagem de milho vegetal inteiro”, foi desenvolvida em parceria com os professores Damiano Cavallini e Giovanni Buonaiuto da Universidade de Bologna, na Itália.

Como explica o orientador do trabalho, o professor Me. Tiago Bordin, tudo começou com a participação do professor Damiano em uma das aulas da Especialização em Nutrição de Bovinos Leiteiros, realizada Na Faculdade Cesurg, “o professor foi convidado para ministrar uma aula que envolvia a parte de nutrição robótica, seguimos com essa parceria e ele nos auxiliou nesta pesquisa”, explica Tiago.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento do artigo, segundo Douglas, levou quase três anos para ser concluído, mais precisamente dois anos e dez meses. Um projeto longo e com resultado satisfatório: “Foi uma experiência bacana. Por ser um trabalho pioneiro no ramo, não encontramos nada na literatura falando de ozônio para uso na conservação de silagem, assim, a pesquisa servirá de apoio para o aperfeiçoamento de novas pesquisas. É mais uma ferramenta para conservação de alimentos”, acrescenta Douglas.

Após a conclusão do trabalho, surgiu a oportunidade de inscrever o artigo na Fermentation. Após avaliação realizada pela equipe da revista, a pesquisa foi publicada e está disponível no link: https://www.mdpi.com/2311-5637/10/8/398.


O Artigo

Como reforça o orientador da pesquisa, Me. Tiago Bordin, na nossa região é recorrente a deterioração da silagem de milho, o que gera uma série de malefícios às vacas de leite, entre eles, distúrbios digestivos, dificuldade de emprenhar e enfraquecimento da imunidade. Esses problemas estão associados à qualidade microbiológica da silagem, que contém a presença de fungos, bolores e leveduras. Dessa forma, o trabalho foi iniciado com foco no uso de substâncias que evitem a deterioração da silagem.

Ainda, segundo Douglas, o objetivo principal do trabalho foi avaliar o efeito do ozônio aplicado no momento do processo de ensilagem, observando se o gás é eficiente na prevenção de fungos, bactérias e vírus, durante o armazenamento. O estudo foi realizado na propriedade de Osmir Koakoski no interior do município de Santo Antônio do Palma.

Os resultados foram satisfatórios. Como consta no artigo, a aplicação de Ozônio (O3) melhorou as características microbiológicas, reduzindo significativamente as populações de fungos e leveduras. O estudo ainda demonstrou que o ozônio gasoso é uma opção eficaz aos conservantes químicos tradicionais, pois oferece uma melhora significativa na qualidade microbiológica da silagem de milho.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais