Região Norte do RS constrói rede de cidades educadoras e inteligentes
Marau é um dos municípios participantes
Das cinco cidades educadoras do Rio Grande do Sul, que compõem a lista da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), três estão na região Norte do Estado. Nos últimos quatro meses, os municípios de Soledade, Marau e Carazinho conquistaram o título na região e outras estão em processo de obtê-lo.
Mas afinal, o que é uma cidade educadora? Uma cidade educadora só se constrói com e para as pessoas. Essa é a opinião da professora Jaqueline Moll (UFRGS), uma das conferencistas da abertura do Encontro sobre Cidades Educadoras e Inteligentes, realizado no Centro Cultural de Soledade, realizado em Soledade no final de agosto. “Cidade educadora é uma utopia, porque é uma construção que tem a ver com conversar e escutar as pessoas”, salientou a professora.
O Encontro sobre Cidades Educadoras e Inteligentes, em sua segunda edição, teve como tema "Construindo Territórios Educativos". O evento promoveu, qualificou, difundiu e aprofundou a concepção de cidade educadora e inteligente como uma estratégia de desenvolvimento urbano e social nas cidades do norte do Rio Grande do Sul. Mais de 480 cidades de cinco continentes estão na lista de associadas da AICE. No Brasil, são cerca de 20 e destas, três na região.
Comentários