Alunos de Nova Prata vencem o 6º Rally Científico e Tecnológico da UCS
O segundo lugar ficou com a Escola São Rafael e o terceiro lugar foi para a Escola Antônio Avelino Boff
Foto: Claudia Velho
O 6º Rally Científico e Tecnológico, atividade promovida pela UCS e integrante do Projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT), foi realizado neste sábado, 30 de maio, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. Nesta edição, participaram 34 escolas de Ensino Médio de oito cidades da região.
A equipe vencedora ganhou um kit multimídia e as três melhores equipes receberam troféus e medalhas. Quem levou o primeiro lugar na competição foi a equipe de alunos de Nova Prata, do Colégio Nossa Senhora Aparecida.
A Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, conquistou o segundo lugar na competição deste ano. Já a terceira colocação no Rally ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Avelino Boff, de Fazenda Souza.
Entre as tarefas, eles precisavam decorar os QGs, realizar o controle de água e preparo de gel iônico, tarefas que envolviam conhecimentos da língua inglesa, atividades de tradução de texto, criação de poema e sinopse de filme, transcrição de documento histórico dentro do novo acordo ortográfico, entre outras atividades.
Já os 34 professores, que acompanharam as escolas de Ensino Médio participantes da competição, puderam fazer parte do 1° Rally Científico de Professores. A atividade principal consistiu na construção de um aqueduto.
Sobre o Rally
Com a participação de 340 alunos, o 6º Rally Científico e Tecnológico iniciou às 7h e se encerrou com a premiação às 18h. A novidade ficou por conta das diversas áreas do conhecimento envolvidas nas tarefas da competição. Além de tarefas práticas e teóricas nas áreas da Ciência e das Tecnologias, os estudantes foram desafiados também nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Informática, Saúde e Natureza. Também houve tarefas de cunho cultural e recreativo.
O projeto tem envolvido várias escolas da região da Serra Gaúcha em diferentes atividades desde 2009. Além disso, tem contado com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP).
Comentários