Caxias do Sul registra aumento nas vendas no Dia das Crianças
Porém, tíquete médio caiu em relação ao ano passado
O comércio de Caxias do Sul registrou aumento de 1,6% nas vendas para o Dia das Crianças. Já o tíquete médio apresentou redução de 0,9%, atingindo R$ 285,45. O valor é próximo ao que foi apontado no levantamento sobre a intenção de compras dos consumidores antes do dia 12 de outubro (R$ 287,92).
Entre os empresários dos segmentos de vestuário, brinquedos, calçados e eletroeletrônicos, 38,7% relataram que as comercializações foram iguais na comparação com o ano passado. Para 32,2%, os negócios foram piores, com queda nas vendas, e para 29,1% as comercializações de presentes para os pequenos tiverem aumento em relação a 2022.
Entre os participantes que apontaram as vendas iguais ou menores, 46,2% mencionaram o clima ruim, com dias chuvosos e frios que antecederam a data, como fator negativo. O aumento nos preços (30,8%) e a redução do poder aquisitivo (19,2%) também foram indicados como prejudiciais. Já entre os que indicaram melhora nas vendas, 47,1% alegaram como diferencial a maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais, seguido pelas promoções (35,3%).
As vendas online representaram 12,1% do total negociado para a comemoração. Dos empreendedores entrevistados, 40,1% afirmaram que fizeram negócios pelo WhatsApp, 29% utilizaram o Instagram, 9,1% no Facebook e 7,3% pelo próprio site.
A amostragem foi realizada entre os dias 18 e 23 de outubro pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul.
Comentários