Fechamento de empregos em Caxias 'não surpreende', avalia economista da CIC
Município fechou mais de 14 mil postos de trabalho em 2015
O saldo de demissões em Caxias do Sul não surpreende os economistas. A avaliação é da professora Maria Carolina Gullo, que integra a Diretoria de Economia e Finanças da CIC de Caxias. Em 2015, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fechou 14.171 postos de trabalho. No Rio Grande do Sul, o resultado só não foi pior do que na capital Porto Alegre, onde quase 19 mil vagas de emprego foram perdidas.
Conforme Maria Carolina Gullo, o índice negativo do ano aponta para uma tendência de desindustrialização, tendo em vista que o pior saldo foi o da indústria, que fechou mais de 11 mil postos de trabalho em Caxias. (Acompanhe em áudios)
Sobre a política econômica do governo, Maria Caroina Gullo avalia que a manutenção da taxa de juros em patamar elevado não está sendo suficiente para controlar a inflação. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 14,25% ao ano. Em relação à taxa de inflação, a economista destaca que, neste ano, os produtos industrializados vão puxar o índice para cima, e não mais os alimentos.
Comentários