Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Pesquisa da CDL Caxias mostra aumento da adesão dos consumidores à Black Friday

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Estudo também revela um incremento de 21,2% no tíquete médio, com valor de R$ 908,25

Foto: Divulgação / Julio Soares

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias) realizou a sua tradicional pesquisa de intenção de compras com 916 consumidores locais referente à Black Friday. Neste ano, a data que promete descontos e promoções vai ocorrer no dia 26 de novembro, sexta-feira.      

Segundo o estudo da CDL, o índice de confiança nas promoções da data registrou aumento quando 45,1% dos entrevistados afirmaram que acreditam totalmente nos preços anunciados. O número era de apenas 17% no ano passado e de 25% em 2019. Outro índice que aponta um cenário positivo para o comércio local é o incremento de 21,2% no tíquete médio em relação ao ano passado. Neste ano o valor a ser gasto ficou na média de R$ 908,25, enquanto em 2020 o valor pretendido era de R$ 749,38. Esse desembolso é ainda 36,9% maior quando a base é em relação ao ano anterior à pandemia. Em 2019 o valor médio era de R$ 663,40. “É uma data característica de aquisição de bens de maior valor agregado. Como também as mercadorias tiveram reajustes, pela própria inflação, é um incremento bem interessante”, salienta o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri. Os eletroeletrônicos seguem como itens mais visados na Black Friday, citados por 34% dos entrevistados, seguidos pelos eletrodomésticos e eletroportáteis, com 19,8%.

Um cenário que se repete de acordo com pesquisas de intenções de compras de outras datas comemorativas já realizadas pela CDL, é a preferência dos consumidores pelo comércio local: 82,7% dos entrevistados vão priorizar os estabelecimentos do município na hora das compras. “É uma satisfação quando se vê isso. É uma bandeira que nós da CDL trabalhamos para que o consumidor priorize o comércio local e isso tem aparecido muito forte; é visível que o consumidor está percebendo a importância de incentivar a economia local”, destaca Cervieri.  

Ao contrário de outras datas, as pesquisas de preço na Black Friday começam com maior antecedência. O levantamento mostrou que 42,5% dos entrevistados já estão em busca das melhores ofertas, sendo que os outros 34% começaram as pesquisas 15 dias antes e devem se estender até a semana anterior à data. Apenas 23,5% vão deixar para a véspera ou para o dia que marca o ápice das promoções.   

A pesquisa também apurou que quase um quarto dos consumidores preferem comprar de forma online (24,4%). Mais da metade dos entrevistados (51,8%) afirmaram que o preço é o principal fator observado na hora de decidir em qual plataforma ou site irão comprar. Outros fatores apontados foram a reputação da empresa (21,2%), prazo de entrega (14,2%) e a segurança do canal ou do marketplace (12,6%). 

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 916 consumidores de diferentes pontos de Caxias do Sul, entre os dias 3 e 8 deste mês. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais