Secretário Ronaldo Santini destaca potencial de Caxias do Sul no setor turístico
Em palestra na CIC Caxias, Santini enfatizou a importância do setor privado no turismo e a necessidade de integração regional para alavancar o potencial turístico da cidade.
Durante palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, o Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, destacou o papel do município como maior emissor de turistas entre 22 cidades da região. Com o tema “Turismo regional: perspectivas para Caxias do Sul e integração com a Serra Gaúcha”, Santini abordou, durante a RA (reunião-almoço) os desafios enfrentados no setor turístico após os recentes episódios climáticos na região, principalmente o impacto e a dificuldade nos deslocamentos entre a capital e a serra.
"O Estado pode auxiliar com infraestrutura e condições de acesso, mas o turismo é uma atividade muito privada", afirmou Santini. Ele enfatizou que é necessário que os agentes locais tenham clareza sobre o que podem oferecer aos turistas. “Se não temos confiança e convicção daquilo que podemos oferecer, tendemos a direcionar o turista para outro destino”, disse. Segundo ele, Caxias possui uma vasta gama de opções, mas é preciso intensificar o trabalho para comercializá-las de forma eficiente, garantindo programações para estadas de até sete dias.
A questão das infraestruturas, como o Aeroporto Hugo Cantergiani, também foi levantada. O secretário afirmou que, apesar de os turistas já terem um destino definido ao chegar, a cidade precisa estar preparada para conquistar o interesse deles em viagens futuras. Ele reforçou que, sem uma comercialização eficiente, os visitantes desembarcam e seguem para outros destinos. "Caxias tem muita opção, mas precisa trabalhar isso de forma comercialmente mais intensa", ressaltou.
Sobre a integração com outros municípios da Serra Gaúcha, Santini destacou a necessidade de colaboração entre cidades para ampliar as ofertas turísticas. Ele mencionou a diversidade de atividades na região, como turismo de aventura e agriturismo, mas reconheceu que nem todos os municípios possuem infraestrutura pronta. "Nem todos têm a cascata dos sonhos ou a caverna histórica, mas podem oferecer outros atrativos, como a produção do café da manhã dos hotéis", explicou.
Em relação às estradas, o secretário reconheceu os problemas existentes, como as condições da Rota do Sol, que liga a região ao litoral, e afirmou que o governo já está planejando investimentos em infraestrutura e sinalização, especialmente para preparar a região para a reabertura do aeroporto de Porto Alegre em outubro. Santini também mencionou o impacto das chuvas intensas, que prejudicaram as rodovias, e reforçou que esforços estão sendo feitos para melhorias.
Por fim, ele abordou a necessidade de valorização da mão de obra no setor turístico, destacando que essa área exige dedicação, inclusive nos finais de semana e feriados. Santini sugeriu que a qualificação permanente e a valorização dos profissionais são fundamentais para garantir a permanência desses trabalhadores no setor. "O turismo dá trabalho, agradar o turista dá trabalho", afirmou, reforçando a importância de profissionalizar o setor para torná-lo mais atraente e rentável.
Durante o evento, a CIC Caxias homenageou o atleta caxiense Marcelo Casanova, medalha de bronze no Judô nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao lado dos presidentes dos conselhos Superior, Nadir Rizzi, e do Deliberativo, José Valtuir de Almeida, Loro entregou a Marcelo a Medalha CIC, uma das mais altas honrarias concedidas pela entidade. “Tua trajetória é um exemplo não só para os atletas, mas para todos nós, que diariamente enfrentamos nossos próprios desafios. Quando subiste no pódio em Paris, tu não estavas apenas conquistando uma medalha para ti, mas para toda Caxias do Sul, para o Recreio da Juventude e para todos aqueles que acreditam no poder do esporte de transformar vidas”, disse Loro.
Comentários