Pesquisa inédita da CDL Caxias revela que 50% dos consumidores efetuam a maioria das compras de forma online
Entre os motivos elencados para a escolha do digital estão o preço menor (44,5%)
Quais motivos levam os consumidores caxienses a comprar em lojas física ou online? Como é o comportamento em cada canal de vendas? O que os deixa satisfeitos e insatisfeitos? Quais fatores motivam a desistir da compra? O que faz eles se sentirem à vontade? Esses são alguns questionamentos que constam na pesquisa inédita realizada pela CDL Caxias, que traça o perfil dos consumidores em ambientes tradicional e digital.
Com o objetivo de auxiliar o lojista a compreender o que os clientes buscam e desejam, a entidade identificou que 50% dos consumidores realizam a maioria das compras em plataformas online. Outros 24,1% adquirem apenas em lojas físicas e 14% preferem estabelecimentos convencionais ao invés do digital.
Os principais motivos elencados por quem opta pelos canais virtuais são o preço menor (44,5%), comodidade de não sair de casa (23,1%) e encontrar tudo que precisa (17,5%). Já quem prefere as lojas físicas destaca a proximidade (30,8%), facilidade para tocar os produtos (26,7%) e a pronta-entrega dos itens (12%).
Artigos de vestuário são os mais comprados
A pesquisa da CDL Caxias mostra ainda que os produtos mais comprados em lugares físicos são peças do vestuário (25,3%), seguido por calçados (17%), alimentos e bebidas (8,9%), acessórios e bijuterias (8,4%). No virtual, o vestuário (17,8%) também lidera, no entanto, a opção por acessórios e bijuterias (13,2%) fica em segundo lugar e na sequência estão calçados (10%) e eletrônicos e eletrodomésticos (8,6%).
Quase 55% dos entrevistados compram itens em ponto físico para si mesmo, outros 32,1% afirmaram que adquirem para família e 9,1% para presente. O resultado foi semelhante no online, em que 60,1% efetua para si e 28% para a família, enquanto que em terceiro fica para a empresa, com 6,3%.
Confiança e atendimento importam
A confiança foi elencada como principal motivo para a escolha dos canais de vendas, sendo o presencial apontado por 35,5% e o online por 40,4% dos participantes do estudo da CDL Caxias. Ainda no físico foram citados os quesitos proximidade (19,4%), indicação (14,1%) e tradição da empresa (14%). No digital estão segurança (20%) e indicação (19,1%), ou seja, a maioria deseja ter certeza de quem está comprando.
A disposição em pagar um preço maior em loja física está diretamente ligada ao bom atendimento (25,8%), assim como provar e experimentar o produto (21,5%), a certeza da qualidade do produto (15,7%) e pronta-entrega (12,2%). Já no online, lidera a possibilidade de adquirir tudo em apenas um local (28,3%), o que deixa as pessoas mais propensas a pagar um preço maior, seguido pela rapidez na entrega (25,5%) e encontrar exatamente aquilo que precisa (14,5%).
Quando questionados a respeito do que não motiva a comprar novamente em determinada loja física, foram mencionados o atendimento desagradável (54,1%), a falta de flexibilidade para negociação (10%) e a não identificação claramente dos preços (9,9%). No digital, foram indicados a demora na entrega (30,8%), o produto entregue não corresponder às especificações do site (25,3%) e o item estar errado ou com defeito (17,2%).
Como dificuldades para finalizar a compra, os caxienses elencaram em loja física o fato de o atendimento não ter sido bom (34,3%), seguido de não ter o produto que procura (27%) e o fato de o preço ser maior em comparação aos canais digitais (18,5%). Já no virtual, os empecilhos são o valor elevado do frete (36,2%), a falta de informações e especificações do produto (16,5%) e comentários ruins sobre o produto ou estabelecimento (15,2%).
Sexo feminino lidera nas compras
Tanto em lojas físicas como no online, as mulheres são as que mais adquirem produtos, com 61,2% e 60,4%, respectivamente. Enquanto no presencial a idade varia entre 40 e 59 anos, representando 42,8% do total, no digital há uma variação entre 16 e 39 anos (65,3%).
As pessoas solteiras, separadas ou viúvas lideram em ambos os canais, sendo 57,1% na física e 60,6% pela internet. A maioria, 53,4% dos consumidores de lojas físicas têm filhos, enquanto no online lideram com 58% aqueles sem herdeiros.
Outras curiosidades da pesquisa da CDL Caxias
· Antes de comprar na loja física, 41,2% pesquisam no online e 33% procuram algumas vezes;
· Valor médio gasto por mês, em ambos canais de vendas, é entre R$ 101 e R$ 400, sendo 57,9% em ambientes presenciais e 73,3% pela internet;
· Principais meio de pagamento em lojas físicas: dinheiro (32,8%), Pix (22,1%) e cartão de crédito (20,3%);
· Principais meio de pagamento pela internet: cartão de crédito (59,3%) e Pix (27,2%);
· Por mês, a média de pedidos pelos canais digitais é de quatro itens;
· Os motivos apontados para aquisição dos produtos no online são: aproveitar promoções (38,2%), precisar do produto (30,7%) e abastecimento de itens (17%);
· Em escala de 0 a 5, as propagandas em redes sociais influenciam nas compras online da seguinte forma:
0) (não influenciam) 5,7%;
1) 9,6%;
2) 20,7%;
3) 19,4%;
4) 27,2%
5) (muita influência) 17,4%.
Somando as pontuações, 3, 4 e 5, temos 64%;
· Redes sociais mais acessadas: Instagram (60%), Facebook (18,6%), WhatsApp (17,1%) e Tiktok (2,4%).
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A pesquisa da CDL Caxias que traça o perfil dos consumidores em lojas físicas e online foi realizada com 772 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
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