Cotrisal aumenta participação acionária na CCGL
A Cotrisal trabalha com recebimento de leite há mais de 30 anos.
No mês de dezembro a Cotrisal fechou uma negociação ampliando sua participação no capital da Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL para 23,9%.
Segundo o presidente Walter Vontobel, foi um momento de oportunidade que a cooperativa aproveitou para ampliar o capital. “Nós aumentamos a participação acionária de 14% para quase 24%, praticamente um quarto do capital da CCGL agora pertence a Cotrisal”, destaca Vontobel ao explicar que a CCGL também é proprietária do Terminal Portuário de Rio Grande.
Toda a produção de laticínios da CCGL fica concentrada na CCGL LAC (Laticínios), em Cruz Alta. Atualmente sua capacidade de processamento é de 1 milhão/litros/dia, destes, a Cotrisal participa com 200 mil/litros/dia, porém em março a fábrica duplicará esta capacidade quando entra em operação a segunda unidade de produção.
O presidente destaca também que a Cotrisal trabalha com recebimento de leite há mais de 30 anos. “São aproximadamente 800 produtores que obtém assistência técnica de alta qualidade e recebem seu pagamento religiosamente no dia 15 de cada mês, e para aquele produtor que entrega initerruptamente ao longo do ano é pago o Prêmio Fidelidade”, observa Vontobel. Além disso, a Cotrisal redistribuiu em 2015 mais de R$ 22 milhões em rateio de valor adicionado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os 33 municípios de sua área de atuação que forneceram leite para a cooperativa no ano passado.
Isso demonstra que o produtor da Cotrisal pode ter certeza que está contribuindo com o desenvolvimento de seu município. Esses impostos gerados pela produção de leite permite às prefeituras receitas importantes que irão retornar em benefícios para sua família e toda a comunidade. Além é claro, por envolver pequenos produtores, a atividade viabiliza a permanência das famílias nas propriedades.
Sobre a CCGL - A Cooperativa Central Gaúcha Ltda - CCGL surgiu para integrar atividades do agronegócio e gerar diferenciais competitivos aos seus produtores, com foco na sustentabilidade, na produção em escala e na rentabilidade. Atualmente, a CCGL tem associadas as principais cooperativas agropecuárias gaúchas, o que representa um universo de 171.000 produtores rurais, em mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul.
De: Assessoria de imprensa/Silvana Lima
Comentários