Caxias registra crescimento econômico de 2% em abril, mas comércio tem terceiro mês de queda no ano
Mês ainda não contabiliza as consequências das fortes chuvas no RS, que deve entrar na próxima divulgação. Em abril, serviços e indústria puxaram saldo positivo
O mês de abril registrou um crescimento de 2% na economia de Caxias do Sul em comparação a março deste ano. O desempenho positivo foi puxado pelos setores de Serviços, que cresceu 3,8%, e da Indústria, que teve um aumento de 2%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (13/06) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias).
Em contrapartida, o setor de Comércio apresentou uma leve retração de -0,9%. Este é o terceiro mês do ano de taxa negativa, com exceção de março, que indicou elevação de 2,40%. Para a Assessoria de Economia e Estatística da CDL Caxias o encolhimento nas vendas em abril se deu mesmo com a manutenção da queda na taxa básica de juros e a desaceleração da inflação. Um outro motivo foi a Páscoa ser comemorada mais cedo, ainda em março, o que contribuiu para que o resultado em abril ficasse abaixo do mês anterior.
De acordo com a Assessoria, o que preocupa é a tendência de bastante dificuldades nos próximos meses, devido à tragédia climática que afetou o Estado e, consequentemente, Caxias. Esse fenômeno deverá reduzir as vendas nos próximos meses.
Conforme a diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, abril ainda não recebe as consequências das fortes chuvas de maio. Ainda não se tem dimensão de quanto a crise vai influenciar a Serra Gaúcha, e se os efeitos climáticos serão negativos ou positivos para a economia.
Em abril, Caxias do Sul manteve um estoque de 169.291 empregos, com 9.523 admissões e 8.258 desligamentos, resultando na geração de 1.265 novos empregos formais. Assim, a cidade possui mais de 169 mil postos de trabalho. A Indústria foi o setor que mais contratou, criando 901 vagas, enquanto o setor de Agropecuária registrou um saldo negativo, com a perda de 240 postos no período.
Comentários