Promilk e produtores aprovam acordo de pagamento
Proposta prevê quitação em 12 anos.
Depois de um longo processo de negociações, que incluiu diversos cancelamentos de assembleias de credores, foi aprovado, nesta terça-feira, 8, em Estrela, um acordo entre produtores de leite e Promilk.
A proposta de pagamento aos agricultores, aprovada por unanimidade, prevê a quitação do valor integral, em 12 anos, com dois de carência e juros anuais de 6%. Nos primeiros 10 anos serão pagos 65% dos valores e nos últimos dois, os outros 35% da dívida. A primeira parcela será depositada na conta bancária dos produtores, em 30 de maio de 2018.
Na avaliação da Fetraf-RS, a proposta está longe de ser ideal para os agricultores familiares, no entanto, representa um avanço em relação à sugestão inicial da Laticínios, e foi o acordo possível e mais viável, depois de um extenso processo de negociação. “Não era o que reivindicávamos, porém, se compararmos que inicialmente a Promilk queria pagar somente a metade da dívida, consideramos uma evolução. Também não adiantaria aprovar uma proposta que a empresa não teria como honrar”, pondera a coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back.
Somente para os agricultores familiares com ação coletiva ajuizada pela Fetraf, em 2014, a Promilk deve cerca de R$ 900 mil. O total das dívidas com os 4.093 credores é de R$ 37 milhões.
De: Fabiane Altíssimo
Comentários