Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

A atividade econômica caxiense mostra avanço de 3,9% no acumulado de 12 meses

por Clayton Camargo

O indicativo foi apresentado na tarde desta terça-feira (08)

Foto: Amanda Pietra Faccio

O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro mostrou aceleração de 3,2%, se comparado a agosto de 2022. O indicativo foi apresentado na tarde desta terça-feira (08) pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em coletiva de imprensa no formato híbrido, na CIC. 

Conforme o estudo, a Indústria puxou o avanço com 5%, seguida pelo setor de Serviços (3,3%), enquanto o Comércio retraiu -2,7%. Ao se comparar setembro de 2022 com setembro de 2021, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se avanço de 7%. Todos os setores apresentam incremento: o Comércio (15,4%), a Indústria (5,3%) e o setor de Serviços (5,2%). 

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara os primeiros nove meses do ano de 2022 com igual período do ano anterior, nota-se ascensão do Comércio (11,3%), da Indústria (3%) e do setor de Serviços (1%).  

O resultado do indicador é de evolução de 3,8%. No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra avanço de 3,9%, provenientes da seguinte composição: Indústria (5,5%), Comércio (5,5%) e Serviços (0,1%). 

Empregos 

Em relação ao mercado de trabalho, o mês de setembro registrou 6.456 admissões e 6.103 desligamentos em Caxias do Sul, resultando na criação de 353 empregos formais. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 160.343 empregos. Segundo o relatório, os setores que impulsionaram este resultado foram Indústria (312) e o setor de serviços (93). A agropecuária (-28), o comércio (-21) e a Construção (-3) apresentaram saldo negativo. 

Mercado externo 

Já o comportamento das atividades ligadas ao comércio internacional na economia de Caxias do Sul, extraídos do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, reflete que em setembro o desempenho das exportações diminuiu em relação ao mês de agosto, enquanto o desempenho das importações aumentou, resultando em um saldo na balança comercial menor que o mês anterior. Entretanto o desempenho do acumulado de 12 meses é o melhor dos últimos três anos. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais