Inicia processo de chamamento público para instalação do Centro de Comércio de Caxias
Propostas devem ser enviadas até o dia 25 de junho
O processo de chamamento público para apresentação de um local a fim de instalar o Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul iniciou nesta quinta-feira (06/06). O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município e informa que os documentos estão disponíveis no site caxias.rs.gov.br. Os interessados podem enviar propostas até o dia 25 de junho.
O imóvel para a locação deve estar situado no interior do quadrilátero constituído pelas ruas Coronel Flores, Bento Gonçalves, Alfredo Chaves e Os Dezoito do Forte. Conforme a Prefeitura, o Centro de Capacitação e Comércio visa atender comerciantes, ofertando oportunidades e estratégias para geração de renda. É um trabalho conjunto das Secretarias do Urbanismo (SMU), do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), junto ao Escritório de Parcerias Estratégicas, do Gabinete, da Procuradoria-Geral do município.
O titular da pasta do Desenvolvimento Econômico, Jorge Catusso, informa que as imobiliárias, os proprietários de imóveis, pessoas físicas ou jurídicas, fiquem atentas para atender essa demanda do Centro de Capacitação e Comércio. A locação do imóvel é para o período de quatro anos e o Município estará com duas salas âncoras: uma para o curso de corte e costura e modelagem para capacitar as pessoas para a indústria têxtil e outra sala para capacitar em outras áreas para atender várias demandas como o curso de lid e metrologia, que é o curso básico para atender a indústria metalmecânica. (OUÇA AQUI A FALA DELE)
Também nesta semana, a Administração Municipal enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza o município a implementar o Centro de Capacitação e Comércio.
Conforme Catusso, todos serão microempreendedores individuais e os que não são, vão passar pelo processo de formalização e por uma trilha de capacitações. O objetivo é que não seja só um comércio, mas sim um centro de oportunidades.
Ao final dos primeiros quatro anos, a estimativa é de que sejam capacitadas cerca de 2.400 pessoas e de que dois terços do aluguel do espaço já esteja sendo pago pelos microempreendedores que estarão em atividade no local. Já o município ficará encarregado do valor correspondente às áreas de capacitações.
Nesta quarta, também ocorreu a primeira reunião de apresentação do programa aos representantes dos ambulantes que serão contemplados como público prioritário para ocupar o espaço do Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul.
Comentários