Nova lei do alvará turístico permite a elaboração de estratégias para fomento do setor, em Caxias do Sul
Iniciativa pretende, futuramente, oportunizar ao empreendedor acesso aos recursos da Secretaria Municipal de Turismo
A Prefeitura de Caxias do Sul promulgou uma lei nesta semana que institui o chamado alvará turístico na cidade. A iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, que teve aprovação do Legislativo, é uma ferramenta de ordenamento setorial, que permitirá mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e o monitoramento da expansão da atividade para definir as melhores estratégias de fomento junto ao trade.
Conforme o Executivo municipal, todo o empreendimento com foco no turismo poderá se cadastrar no sistema, sem custo algum. Basta comprovar atuação por meio do registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo. A partir dos dados, a Prefeitura afirma que será possível definir estratégias para a atividade e oportunizar ao empreendedor acesso aos recursos da pasta.
De acordo com a pasta de Turismo, a partir do alvará, será possível avançar para um sistema com informações em tempo real do movimento turístico na cidade, ao contrário da realidade atual em que não existem dados precisos.
O Município também iniciou um novo projeto: O Café com Turismo. A iniciativa será realizada com periodicidade regular, de 30 a 45 dias, em espaços turísticos da cidade para reunir o trade, autoridades e convidados para um encontro pautado por debates e confraternização.
Comentários