Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Economia de Caxias fecha primeiro trimestre de 2023 com alta puxada pelo comércio e serviços

por Daniel Lucas Rodrigues

Em março, cidade registrou crescimento e 5,3% em comparação a fevereiro deste ano

Foto: Denise Borges/CIC Caxias

Caxias do Sul registrou um desempenho positivo de 5,3% no mês de maio, em comparação a fevereiro deste ano. A alta põe fim aos três meses consecutivos de resultados negativos. O percentual fez com que o resultado do trimestre apontasse aumento de 4,1% e de 6,1% em relação a março de 2022. Os números foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (04/05).

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 5,8% na indústria e de 8,7% nos serviços, mas retração de 2,6% no comércio. No acumulado do ano, em que se compara o primeiro trimestre de 2023 com o anterior, o comércio cresceu 12,4%, os serviços, 17,1%, enquanto as atividades da indústria retraíram em 5,8% de janeiro a março. Conforme a CIC Caxias, o que explicaria o incremento em março são os dois meses anteriores, janeiro e fevereiro, marcados por dias úteis menores, férias e menos atividades.

A CDL Caxias explica que o resultado abaixo no mês se daria pelo fato de março não contemplar datas comemorativas de grande apelo comercial. Entretanto, segundo a Câmara, os meses de abril, com a Páscoa, e principalmente maio, com o Dia das Mães - segunda principal data para o varejo -, devem impulsionar as vendas no primeiro semestre.

Em relação ao mercado de trabalho, Caxias contou com um estoque de 160.368 empregos, registrando 8.519 admissões e 8.620 desligamentos, resultando no fechamento de 101 empregos formais.

O setor de serviços foi o setor que mais abriu empregos, com criação de 203 vagas, seguido pelo setor de comércio (65), e indústria (2). Os setores que apresentaram saldo negativo foram a Agropecuária e a Construção com 339 e 32 empregos fechados respectivamente. Conforme a CIC, a movimentação negativa no setor agropecuário é normal para este período do ano, tendo em vista o fim colheita da safra de frutas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais