30ª Bienal de Arte Fotográfica em Preto e Branco ocorre em Caxias do Sul
Evento terá como sede o Clube do Fotógrafo no mês de agosto deste ano
O maior evento fotográfico interclubes do país, a XXX Bienal de Arte Fotográfica em Preto e Branco, que ocorre no mês de agosto deste ano, terá como sede o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCX).
O evento mostra uma das mais belas exposições coletivas no que se refere a imagens autorais de cunho artístico. A Bienal consiste em um misto de concurso e festival de arte fotográfica que envolve todos os fotoclubes do Brasil e é apadrinhada pela Confederação Brasileira de Fotografia
A cada ano, um fotoclube se responsabiliza por sediar a Bienal em sua cidade ou região, recebendo um número expressivo de fotoclubistas de vários pontos do país para acompanhar a votação e/ou participar da entrega dos prêmios, exposição, palestras, oficinas e passeios guiados que integram o evento. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
A cada edição, costumam participar um número em torno de 3.000 fotografias que chegam de todo o país, mas em 2018 o CFCX pretende superar esse recorde. Depois de catalogadas, as imagens são submetidas a uma seleção que será feita por um corpo de jurados composto por cinco pessoas de renomada experiência no mundo das artes e fotografia em todo o país, todas indicadas pela Confoto.
O julgamento é presencial e antecede a Bienal em 15 dias, sendo que nele os jurados selecionam as 150 melhores fotografias que farão parte da exposição, dentre elas destacadas as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e mais 17 Menções Honrosas. Para participar do concurso, o fotógrafo precisa ser filiado a um foto-clube.
A Bienal, que abre no dia 04 de agosto de 2018, vai integrar a programação da 11ª Semana da Fotografia.
Comentários