'Insistente, Novamente [o desenho que está]' é a próxima exposição da Galeria de Artes do Ordovás
A exposição traz artistas de São Paulo e Rio de Janeiro
No dia 8 de julho, às 17h30, os artistas Júnior Suci, Laura Lydia e Thais Ueda apresentam a exposição “Insistente, Novamente [o desenho que está]”, na Galeria de Artes do Centro de Municipal de Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho. A proposta faz explícito o pensamento desses três desenhistas em outros espaços e linguagens. Grifam o que pode ser desenho e evidenciam a resistência dessa linguagem no espaço humano e da arte.
A exposição segue até o dia 5 de agosto e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. A entrada é gratuita.
Pensamento em desenho
A linguagem do desenho, ao longo da história da arte, é vinculada como função e lugar de rascunho, projeto ou esboço. A partir do Modernismo até a Arte Contemporânea, essa modalidade afirma sua autonomia e crescimento de maneira independente dentro do contexto das Artes Visuais. Mais que uma linguagem cuja característica técnica e estética é reconhecível, a discussão acerca da sua essência traz um pensamento: sua presença gráfica ou imaginada, seu caráter imagético ou projetivo – o que defende a concepção de que todos nós (e nosso entorno) estamos desenhando o tempo todo, de alguma maneira ou de outra.
Expressão de cada desenhista
Enquanto Suci registra em vídeo e desenhos essa persistência através dos gestos do corpo, ora explícito ora implícito, Lydia e Ueda valem-se do espaço ao entorno para trazer à tona a resistência dessa categoria. A primeira, por meio de rachaduras, pedras e suas conexões com o desenho da própria natureza, e a segunda, com a obstinação de desenhos urbanos surgidos via pichações encontradas na cidade a partir do ato de apagar. Assim, o desenho emerge, no presente projeto, resistente – ao longo da história da arte e da história do próprio mundo – em ocasiões de encontro e desencontro, de força e fragilidade, de presença e ausência – se destacando (a despeito das dicotomias dos espaços em que ele pode habitar) como aquele que insiste novamente.
Atividade paralela
No mesmo dia da abertura da exposição, 8 de julho, às 15h30, os artistas Júnior Suci, Laura Lydia e Thais Ueda realizarão um bate-papo com o objetivo de se aproximar do público com as obras, além de expandir o conceito de desenho. A atividade é gratuita e ocorre na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Interessados devem confirmar presença até o dia 6 de julho por meio do email [email protected].
Serviço
O quê: exposição “Insistente, Novamente [o desenho que está]”, de Júnior Suci, Laura Lydia e Thais Ueda
Quando: 8 de julho
Horário: 17h30
Período de Visitação: de 9 de julho a 5 agosto
Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Comentários