Fábrica de Gaiteiros de Marau promove gaitaço para comemorar o Dia Mundial do Acordeon
Baixar ÁudioEvento será realizado no dia 06/05, às 18h, na Praça Elpídio Fialho
Na data em que se comemora o Dia Mundial do Acordeon, a Fábrica de Gaiteiros de Marau estará na Praça Elpídio Fialho, às 18h, quando será realizado um gaitaço. Segundo Diego Granza, professor do projeto, a atividade programada para o dia 06/05 é uma homenagem à gaita e a todos que valorizam o instrumento.
Em Marau, como explica Diego, a Fábrica de Gaiteiros tem 50 integrantes e as aulas são escalonadas, em turmas menores, cada uma com três crianças e adolescentes, com entre 7 e 15 anos, inscritos no projeto.
Ouça a entrevista no player de áudio
Um dos símbolos da cultura gaúcha, a gaita sempre foi uma grande paixão de Renato Borghetti, idealizador da Fábrica de Gaiteiros. Historicamente, o Rio Grande do Sul já teve cerca de 30 fábricas de gaita, mas muitas delas faliram ou fecharam. Isso dificultou o acesso ao instrumento, o que motivou Borghetti a criar uma fábrica, na cidade de Barra do Ribeiro, onde está localizada a sede do projeto.
As aulas são gratuitas e em Marau são realizadas no Convento. As gaitas fabricadas em Barra do Ribeiro são disponibilizadas gratuitamente a alunos e alunas do projeto.
Comentários