Iotti expõe "40 anos de Radicci" na Galeria de Arte da Casa da Cultura
Baixar ÁudioA mostra integra a programação da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul e abre oficialmente no dia 29 de setembro, às 20h
O cartunista Carlos Henrique Iotti comemora 40 anos de carreira e inaugura uma exposição com sua icônica personagem “o Radicci”, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul.
A mostra reunirá mais de 80 obras que incluem originais em aquarelas e pinturas em acrílico, que representam o universo do Radicci e sua controversa família composta por Genoveva, Guilhermino e Nôno, uma espécie de síntese caricata dos imigrantes italianos.
Entre as imagens que irão à exposição, figura a primeira tira, desenhada por Iotti em 1983, na qual a personagem se chamava Ambrósio Marcón e ainda era um herói colonial, que ao comer uma folha de radicci, se transformava no Capitão Radicci.
A mostra, que ficará aberta para visitação até o dia 26 de outubro - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 10h às 16h - integra a agenda de atividades da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que será realizada na Praça Dante Alighieri, entre 29 de setembro e 15 de outubro. Além das telas, contará também com as capas originais dos Gibizons do Radicci, e de livros e originais publicados em jornais.
O anti-herói da colônia italiana do nordeste gaúcho continua sendo produzido diariamente - de forma ininterrupta - nesses quarenta anos, sendo publicado em jornais e portais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das redes sociais.
Iotti concedeu entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira quando ampliou o assunto. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
A saber: Também será lançado o livro “Radicci Quattro”, com sessão de autógrafos no domingo, dia 01 de outubro, às 18h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
Comentários