Sarandi desenvolve projeto “Família Rural que lê”
Projeto de incentivo é realizado pela Emater
A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Pública de Sarandi, está desenvolvendo, no município, o projeto “Família Rural que lê”. Grupos de mulheres de Sarandi e lideranças parceiras participaram, na semana passada, da apresentação do projeto. Mais de 40 pessoas estavam presentes, na sala do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Sarandi (Sintraf).
O chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, falou sobre a importância da parceria e das atividades realizadas em prol do desenvolvimento dos grupos e das famílias rurais, bem como do projeto de leitura, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, destacando a informação que chega ao meio rural, através dos livros e da leitura.
No dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro. Em Sarandi, será realizado o Café Literário, na Biblioteca Municipal. Os grupos de mulheres irão coordenar a entrega dos livros. Como incentivo aos leitores, uma viagem cultural será presenteada pela Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária municipal de Educação, Beatriz Gehlen, a leitura deve sempre ser incentivada. “Hoje, nós acessamos a internet, assistimos à televisão, mas o livro continua sendo a ferramenta de conhecimento mais importante”, ressalta Beatriz.
“A leitura permite a compreensão e o acesso a diversas formas de manifestação cultural. A leitura é alimento essencial para a vida. A sacola literária propicia o compartilhamento de livros e a troca de experiências por meio da leitura”, completou a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Ivania Romiu Mauat.
Além da apresentação do projeto, na ocasião, as participantes acompanharam uma palestra sobre a nova liderança feminina, ministrada pela especialista em Coaching Elis Regina Favretto. Também foram realizados exercícios de relaxamento e o planejamento de novos uniformes e aventais para os grupos de mulheres.
De: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Comentários