Concerto de Moda da Serra Gaúcha passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul
Programação reforça o protagonismo da indústria da moda que emprega mais de 25 mil pessoas na Serra Gaúcha
Sancionado o projeto de lei 99/2024, que inclui o Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG) no Calendário Oficial de Eventos do Município. A aprovação pela Câmara Municipal havia ocorrido anteriormente.
De autoria da Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, o texto destaca que a região é um importante polo de moda, com mais de 500 indústrias têxteis. Juntas, elas geram mais de 25 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, menciona que Caxias do Sul possui um dos cursos superiores de moda mais antigos do Brasil, oferecido pela UCS há 32 anos.
Para o psicólogo e produtor Raul Cardoso, idealizador e realizador do evento, o CMSG reforça o marcador identitário da cidade. De acordo com ele, iniciativas como essa fomentam e expressam a força de um traço cultural, ao nível de município e região.
A primeira edição do CMSG ocorreu em novembro de 2022, com a participação de cerca de 1500 pessoas e 11 marcas. No ano seguinte, o evento reuniu 6.000 visitantes e 30 marcas. Em 2024, a programação ocorrerá em novembro, e nesta edição o festival fará um diálogo com a história dos 150 anos de imigração italiana que acontece neste ano.
Sobre o Concerto de Moda da Serra Gaúcha
O CMSG é mais do que um evento; é um movimento que celebra e promove a rica tapeçaria cultural da moda brasileira. Ele oferece uma plataforma para marcas emergentes e estabelecidas, impulsiona o turismo de negócios e valoriza o patrimônio cultural da região, tudo através da paixão compartilhada pela moda.
O Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, através Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), e conta ainda com apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade.
Comentários