Exposição “Bordando Sonhos” está em exibição em Caxias
Visitantes poderão prestigiar o trabalho das bordadeiras da região
Que o bordado é uma forma de arte, ninguém tem dúvida. Por isso Neusa Maria Roveda Stimamiglio, pesquisadora e curadora da exposição, reuniu os trabalhos de algumas bordadeiras da cidade e região na mostra “Bordando Sonhos”. Resultado de pesquisas realizadas desde 2003, além da exposição, Nusa produziu um livro e uma revista abordando a temática. “O trabalho nasceu a partir do momento que conheci algumas bordadeiras e passei a conviver mais com elas. Percebi a relação direta entre suas histórias e o trabalho”, explica a pesquisadora.
A mostra foi aberta na noite da última quinta-feira, 18, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Segundo Gilmar Marcilio, diretor da galeria, o bordado pode traduzir a expressão humana e cultural de um povo. “Temos aqui um recorte dessa expressão cultural, que é o trabalho de bordadeiras da Serra Gaúcha. Mas, imagine o quão rico deve ser essa mesma arte em outras regiões do país. Reunir esses trabalhos é preservar a memória e histórias”, conclui.
A exposição “Bordando Sonhos” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 10h às 16h. A entrada é franca e segue disponível ao público até 24 de fevereiro, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura.
Comentários