Galeria de Artes de Caxias do Sul recebe instalação 'Marias'
Obra de Carine Panigaz provoca reflexão sobre violência contra a mulher
A Galeria de Artes do Centro de Cultura Municipal Dr. Henrique Ordovás Filho de Caxias do Sul sedia a instalação “Marias”, viabilizada pelo Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). A abertura ocorre às 19h.
A obra da artista plástica Carine Panigaz, com curadoria de Giovana Mazzochi, segue aberta para visitação até o dia 7 de junho. Os horários são: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h. A entrada é gratuita. Visitas com mediação devem ser agendadas pelo e-mail: [email protected]
Proposta
Um manequim feminino colocado ao centro de uma sala vazia. A figura do corpo de uma mulher, neutro, inerte, sem cores, exposto ao olhar, à análise, ao toque. Um corpo na vitrine diária dos julgamentos e violências, como o de qualquer Bruna, qualquer Júlia, qualquer Maria. Esse corpo, literal e concomitantemente alegórico, é o centro da instalação “Marias”. A obra provoca a reflexão sobre o feminino e suas violências cotidianas.
A instalação traz como camada sonora a narração de histórias verídicas de mulheres que sofrem com a violência, física, psicológica ou emocional no seu dia a dia. A obra também é ponto de partida para a produção de um documentário que vai abordar a questão da mulher em diversos âmbitos sociais.
“Marias” é um convite à reflexão, à intervenção, uma forma de manifestação, uma luta artística e uma homenagem as mais de 11 milhões de Marias que vivem no Brasil.
Serviço
Exposição: “Marias”
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Municipal Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo)
Período de visitação: até 7 de junho
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h
Entrada Franca
Comentários