Caxias Soul Duetos promove capacitações artísticas gratuitas
Palestras, curso e workshops na área musical serão realizados até dia 28 de novembro
<!--StartFragment-->Além de<!--EndFragment--> espetáculo teatral apresentado e shows com oito atrações locais e regionais, entre os dias 14 e 17 de novembro, o 4º Caxias Soul Duetos, circuito de arte e música realizado em Caxias do Sul (RS), será marcado por diversas atividades gratuitas de capacitação durante o mês de novembro.
A próxima ação será um workshop na quarta-feira, dia 13 de novembro, às 19h30, no Teatro do Sesc Caxias do Sul. Como artistas convidados, estão o guitarrista caxiense Sasha Z e o músico Márcio Petracco, multi-instrumentista, cantor e compositor de Porto Alegre, que fez parte de bandas como TNT e Cowboys Espirituais e, atualmente, toca no Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, Tenente Cascavel e Graxelos. Sasha dará dicas para chegar no melhorar o timbre e como construir solos, além de falar sobre suas influências e experiências profissionais. Petracco explanará sobre multi-instrumentalismo, debatendo sobre construção e regulagem.
Já a palestra “Sonar Musical”, com o produtor musical e executivo Sandro Roncato e o produtor cultural Cristiano Storniolo, será na terça-feira, dia 19 de novembro, às 19h30, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Eles trarão estratégias de gestão relacionadas a direção artística, identidade visual de marca, artista ou banda, definição de repertório e público, assessoria de imprensa, agendamento de shows e registro editorial. O projeto Sonar Musical tem o objetivo de fomentar o mercado musical por meio de palestras, oficinas, cursos e eventos, além da gestão artística e direcionamento de carreiras.
Nos dias 20 e 21 de novembro, o visagista, produtor e diretor criativo Pepe Pessoa estará às 19h30, no Sesc Caxias do Sul, falando sobre “Identidade visual: do figurino ao cenário”. No primeiro encontro, abordará temas como introdução à identidade visual, direção de arte, importância das cores e planejamento da produção artística. No segundo dia, falará sobre layout e moodboard, briefing de projeto e planejamento para cenografia e figurino.
Após, haverá palestra com o advogado e pesquisador Mousés Stumpf na terça-feira, dia 26 de novembro, às 19h30, na FSG, com o tema “Direito e cultura na sociedade da complexidade”. Stumpf falará sobre a dimensão comunicativa plural e diversa da cultura, enquanto direito fundamental e princípio de liberdade. Também abordará culturalismo jurídico e relação institucional junto a órgãos públicos e políticas culturais, entre outros assuntos.
Já a participação de Ilton Carangacci, que atua na área de agenciamento de carreiras artísticas e produção de eventos, será na quarta-feira, dia 27 de novembro, às 19h30, na FSG. Ele trará soluções para autogestão de artistas independentes e orientações aos interessados em ingressar na atividade de empresários e produtores no setor do show business.
Encerrando a programação de capacitação, será promovido workshop com Zé Natálio, produtor musical e baixista da banda Papas da Língua, na quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h30, na Escola de Música da UCS. Tendo experiência em projetos com nomes como Nei Lisboa, Bebeto Alves e Itamar Assumpção, entre outros, Natálio irá explanar e comentar experiências importantes sobre funções e fundamentos do contrabaixo, citando grooves, timbragem, punch e definição do instrumento.
A saber: O Soul Duetos foi criado em 2014, com edições também em 2015 e 201. O projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de novas plateias e da promoção de parcerias entre músicos locais e nacionais. O "Soul" do título remete ao encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.
Comentários