Homenagem a Fausto Sartori é realizada na Torre da Igreja Matriz de Marau
Sartori teve importante papel na construção da Matriz do município, dentre outros edifícios históricos
Foi realizado no último final de semana, o ato de descerramento da imagem de Fausto Sartori ao acervo da Torre da Matriz Cristo Rei de Marau. O momento foi marcado pela emoção e valorização da história de uma das pessoas envolvidas e de grande importância na construção do patrimônio tombado pelo município.
O Encontro foi organizado pela neta Eleonora, em colaboração com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o Museu Municipal e com a Paróquia Cristo Rei. No dia, além do encontro da família Sartori, com o descerramento da foto, houve um relato da história de Fausto, através dos olhos de família e seus descendentes.
Participaram do momento, a Banda Santa Cecília, banda que o Senhor Fausto também fez parte, como músico, tocando pistão. O evento recebeu também a bênção do Pároco de Marau, Frei Laércio Duminelli da Luz. Após o protocolo todos os presentes puderam visitar as escadarias da Torre, contando sempre com a presença voluntária do Corpo de Bombeiros fazendo este acompanhamento.
Um breve histórico de Fausto Sartori:
Fausto nasceu em Treviso – Itália (1906) e faleceu em Marau (1958). Veio para o Brasil em 1921, estabelecendo-se em Marau onde casou-se. Pessoa muito culta, era construtor, projetista, desportista e músico; tocava piano, pistão e clarineta. Atuou na construção da igreja Matriz, do Convento São Boaventura, da Escola Cristo Rei, do primeiro Salão Paroquial, da Gruta, do Frigorífico Borella. Trabalhou também na construção da igreja e hospital de Vila Maria e das igrejas de Soledade e Itapuca. Entre 1952 e 1955, construiu a Torre da Igreja Matriz de Marau. Em 2000 foi agraciado com o troféu Homens que Fizeram Marau.
Comentários