Feira do Livro de Caxias do Sul celebra as crianças no último fim de semana
Programação especial para o público infantil, tango uruguaio e o fenômeno editorial Itamar Vieira Junior figuram na Praça Dante Alighieri
O último fim de semana da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul promete uma programação especial para as crianças, show internacional de tango vindo do Uruguai, e a presença do fenômeno editorial Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, na Praça Dante Alighieri. Tudo isso para fechar em alta o evento que, até a última segunda-feira, já havia recebido cerca de 93 mil pessoas e vendido 23.260 títulos.
Responsável pela venda de 7.464 livros até segunda-feira, o setor infantojuvenil voltou com tudo nesta edição e, por isso, esse público ganha atenção especial nos últimos três dias de programação na Praça. Nesta sexta-feira, o público pode acompanhar as apresentações do espetáculo “A Magia do Livro”, no Teatro Pedro Parenti. Às 15h45min será realizada uma sessão imersiva, com o espetáculo sendo apresentado para que o público tenha uma vivência 100% inclusiva, acompanhando tudo de olhos vendados. Depois tem mais uma sessão às 18h30min. As apresentaç ;ões são gratuitas e a peça tem uma dupla de mágicos que cria o primeiro livro do mundo, que é disputado por dois feiticeiros. A trama é baseada no livro “Primum: O Primeiro Livro do Mundo”, lançado em 2015 pela escritora Vivi Costa.
Também na sexta, só que no Palco Principal, tem Contação de Histórias do Projeto Tempo de Leitura, com Gica Conta, e, seguindo, às 19h, na Galeria Gerd Bornheim tem o bate-papo “O traço, a arte e o pensamento de artistas visuais de Caxias do Sul”, com o Instituto de Leitura Quindim, programação também vinculada à exposição “40 Anos em Imagens”, com trabalhos de artistas visuais de Caxias do Sul e de outros artistas visuais brasileiros, que t ambém pode ser visitada no fim de semana.
Para sábado, o Música na Feira, às 18h, no palco principal, é especial, com Orquestra de Brinquedos em “Um Espetáculo para toda a Família no Dia das Crianças”. A montagem traz um musical diferente, inteiramente realizado com instrumentos de brinquedo em divertidos e criativos arranjos tocados por cinco soldadinhos de chumbo, que apresentam cantigas de roda, canções folclóricas brasileiras, obras de compositores consagrados e pérolas da música pop. Antes , às 16h, no mesmo palco, se apresenta Mateus Di Macedo, mágico e ilusionista, especialista em truques para despertar o encanto e a curiosidade do público. E, antes ainda, às 15, a criançada e seus familiares podem conferir a apresentação “Criando e Contando”, com a dupla de artistas visuais e atores Gio e Doug.
Outro destaque da programação de sábado é o bate-papo “A Literatura Fantástica no Brasil”, que traz novamente à Feira o escritor Eduardo Spohr, que é especialista em mídias digitais, autor do romance "A Batalha do Apocalipse", da série "Filhos do Éden", e da trilogia "Santo Guerreiro", sendo anfitrião nas redes do podcast Minipod Literário e participante do NerdCast.
O domingo tem atração internacional às 13h30min, no Palco da Feira, com a apresentação do espetáculo do Tango Sur Sexteto. Vindo do Uruguai, o grupo tem à frente o nonagenário maestro bandeonista Nelson Roland, que lidera uma formação familiar composta por dois bandoneões, piano, violino, contrabaixo e uma cantora.
Durante todo o domingo também acontece o projeto “Quindim Pela Cidade na 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul”, com atividades do Instituto de Leitura Quindim, das 13h às 18h, no Espaço do Leitor, apresentando trabalhos do Ateliê Araçari junto com contação de histórias com Zéh Henrique, às 14h; Vivências Lúdicas, com a Trupe de Maricas, às 15h; e a oficina Cores da Natureza, com Gio e Doug, às 16h.
O grande destaque do fim de semana de encerramento da Feira do Livro é a presença em Caxias de um grandes nomes da literatura contemporânea brasileira, Itamar Vieira Junior. Em 2020 ele ganhou o Prêmio Jabuti e Oceanos pelo livro “Torto Arado”, que virou um sucesso de público e crítica no Brasil em mais de 25 países onde já foi lançado. Recen temente, o autor baiano de 45 anos alcançou um milhão de cópias vendidas somando seus quatro títulos publicados todos pela editora Todavia: "Torto arado", "Salvar o fogo", "Doramar" e "Chupim", este o mais recente, destinado ao público infantil. Ele participa do bate-papo “Narrativas que atravessam vozes, gerações e temas”, com participação do jornalista Marcelo Mugnol, às 15h, no Palco Principal.
A solenidade de encerramento da 40ª Feira do Livro de Caxias ocorre às 17h30min, com a participação da Patrona, Helô Bacichette, do Amigo do Livro, Roger Castro, autoridades, livreiros e público.
Comentários