Exposição Tra-Dessa: Passado-Presente resgata elementos simbólicos da cultura italiana, em Caxias
A abertura será nesta quinta-feira na Galeria de Arte Gerd Bornheim
A dressa, trança de palha do trigo que pode ser utilizada na confecção de chapéus, esculturas e diversos artesanatos, é a protagonista da obra Tra-Dressa: Passado-Presente, de Neusa Welter Bocchese. A exposição tem abertura nesta quinta-feira, 06, às 20h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, e permanece para visitação do público até o dia 29 de abril.
Com curadoria de Celso Bordignon, a exposição reúne 19 obras que apresentam desenhos e pinturas sobre tela e vitrô em plástico que reproduz as tranças das sportas.
Na exposição, Neusa Welter Bocchese retorna à Galeria Gerd Bornheim. Sua obra é a expressão de continuidade de uma tradição, rememora os elementos simbólicos do passado no presente. Tra-Dessa é para ver, conhecer, lembrar, trazer à lembrança, resgatar costumes que podem ter caído no esquecimento. A exposição visa a apreciação da arte, ressignificar a história e homenagear o trabalho artesanal trazido pelos italianos.
Neusa Welter Bocchese
Formada em Educação Física e Técnica em Contabilidade, Neusa Welter Bocchese é orientada, em sua produção visual, por Celso Bordignon. Nesses mais de trinta anos dedicados às artes visuais e à pesquisa dos elementos culturais da imigração italiana, sempre presentes em sua obra, Neusa participou de mais de trinta obras coletivas em Antônio Prado, Caxias do Sul e outras cidades do estado do Rio Grande do Sul. Nesta trajetória, também se contabilizam cinco exposições individuais.
Celso Bordignon
Doutor e Mestre em Arqueologia Paleo-Cristã, pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã (PIAC), Roma/Itália. Formado em Filosofia e Teologia pela UCS e PUC-RS. Coordenador do Museu dos Capuchinhos (MusCap) de Caxias do Sul.
Serviço
O quê: Exposição Tra-Dessa: Passado-Presente, de Neusa Welter Bocchese com curadoria de Celso Bordignon
Quando: abertura na quinta-feira (06), às 20h
Visitação: De 7 a 29 de abril. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim – Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333 – Caxias do Sul – RS)
Comentários