Fotógrafo caxiense apresenta exposição que retrata personalidades da Serra Gaúcha
Mostra 'RevelAções' será aberta dia 10 de maio no Instituto Hércules Galló, em Caxias do Sul
Foto: Lucas Lermen
A exposição "RevelAções", do fotógrafo caxiense Lucas Lermen, transforma em galeria de arte o Espaço Multiuso Edwige Galló, no Instituto Hércules Galló (BR 116, n° 1579 - Galópolis - Caxias do Sul/RS), a partir do dia 06 de maio, com coquetel para convidados. A mostra “RevelAções” estará aberta para visitação de 10 de maio a 04 de junho, terça-feira a sábado, das 13h30min às 17h30min.
O projeto objetiva evidenciar para o público o retrato de personalidades da região, que, ao longo de suas vidas, foram agentes de transformação em diferentes segmentos. Exercendo a cidadania, destacaram-se pela dedicação pessoal e profissional em ações nobres, de forma plural.
Na singularidade de caxienses natos ou de coração, o destaque na arte, na educação, na indústria, na política, na comunicação e no esporte: a artista plástica e ilustradora das versões juvenis dos livros "1808" e "1822", Rita Brugger, a pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul e especialista em vestuário tradicional e costumes Véra Stedile Zattera e a assistente social judiciária e ex-primeira-dama Vera Menegotto Vanin, além do técnico de futebol do Sport Club Corinthians, Adenor Bachi, o Tite, o escultor João Bez Batti, o ex-governador do RS Germano Rigotto, Frei Capuchinho Jaime Bettega, o atual governador do Estado José Ivo Sartori, o jornalista e Presidente da ARI Serra Gaúcha, Paulo Cancian e o empresário José Antonio Fernandes Martins.
O fotógrafo Lucas Lermen, ao retratar esses profissionais, buscou captar por meio da sua lente e do olhar sensível não o que é obvio, aparente ou visível no retrato, mas, aquilo que é essencial nas suas individualidades. Uma estética ímpar, em preto e branco, instantes únicos em lugares significativos.
A exposição consistirá de fotografias em preto e branco, impressas em papel de algodão Fine Art e apresentará à cidade e região, imagens daqueles que deixaram a sua marca no território de origem. A coordenação e produção do projeto são do próprio fotógrafo, com a curadoria da Doutora em Artes Visuais e professora de História da Arte da Universidade de Caxias do Sul, Silvana Boone, e conta com o apoio do Instituto Hércules Galló, Go Image e Transatlântica Som e Luz.
Comentários