Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Grafite colore muro da escola na Zona Norte de Caxias

por Isadora Helena Martins

Projeto Da Semente ao Risco produziu obra assinada pelo grafiteiro Augusto Bazzo, que teve participação de estudantes da escola onde o hip hop é tema de estudos na sala de aula

Entre setembro e outubro os alunos da EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves trabalharam com o grafiteiro Augusto Bazzo num grafite gigante que, desde sábado (31), pode ser conferido pela comunidade do bairro Belo Horizonte, na Zona Norte de Caxias. O trabalho mobilizou o artista e alunos da escola na primeira edição do projeto Da Semente ao Risco, criado por Bazzo e seu Studio Gutera.

Apostando em oficinas teóricas e práticas sobre o grafite, o projeto Da Semente ao Risco mobilizou os estudantes da escola em atividades de estudo e criação. O projeto buscou contribuir na formação de público para arte urbana e na democratização e descentralização de acesso à cultura. 

“Há muito tempo nós acreditávamos na importância de falar do hip hop na escola. É a arte se comunicando com a comunidade. Por isso fomos buscar parcerias para mobilizar alguns elementos dessa cultura junto aos estudantes. E seguimos com estes estudos até o mês de dezembro. O envolvimento deles mostra que estão dispostos a isso. A gente precisava descolonizar a escola. Essa é uma arte que dialoga com a comunidade”, disse o diretor da escola, Vagner Peruzzo, em entrevista ao programa Café & Cultura.  

Participaram das oficinas alunos que integram do sexto ao nono ano de formação, que descobriram um pouco mais sobre o universo da arte urbana e puderam colocar em prática os seus novos conhecimentos.

Gutera, como é conhecido o grafiteiro Augusto Bazzo, atua na cena das artes urbanas de Caxias desde 2006 com projetos e exposições, trabalhando com pinturas em telas, customização em roupas e calçados utilizando projetos de street art e grafite. Além disso, Gutera realiza anualmente em torno de oito oficinas de graffiti em escolas municipais da Região da Serra Gaúcha e com Menores Infratores.

O Projeto Da Semente ao Risco tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul com apoio da Metadados e Focco Informática.

Ouça a íntegra da entrevista aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais