Forqueta Cultural festeja a magia dos filós no próximo domingo
Programação gratuita chega a seis capelas
A temporada dos filós volta no próximo domingo (7 de maio), às 15h, no Salão da Capela de São Vigílio, quando começa a quarta edição do projeto Forqueta Cultural. Os encontros nos salões das capelas espalhadas pelas colônias do bairro Forqueta convidam o público a celebrar a herança cultural italiana com suas canções cheias de sotaque e a mesa farta, nos tradicionais filós comunitários. Com o tema “A Magia dos Filós”, serão realizados seis encontros, todos gratuitos e abertos à participação do público. Os grupos Felice Personne e Grupo Nani garantem a música, cantoria e animação sempre no primeiro domingo de cada mês, de maio a outubro. Durante os filós também será exibido o documentário “As Capelas de Forqueta”, que mostra as igrejas da localidade e seus moradores, bem como serão realizadas visitas guiadas ao interior de cada capela que recebe o filó.
Nesta edição do Forqueta Cultural, além da comunidade de São Vigílio, as capelas São Martinho, Santos Anjos, São Roque, São Valentim e São João Batista sediarão os outros filós. O objetivo do projeto é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, com a formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da arte e da valorização do patrimônio cultural.
A participação do Grupo de Filó Felice Personne e do Grupo Nani reafirma a importância dos grupos culturais comunitários que, através da música, danças e de práticas como a feitura da dressa, referenciam as heranças das tradições italianas no contexto da atualidade.
A série de vídeos “As Capelas de Forqueta”, que será exibido durante a realização dos filós, mostra a fé e a religiosidade das comunidades de Forqueta, organizadas no entorno de suas capelas, com suas edificações religiosas, sua história e particularidades, incluindo depoimentos dos moradores e freqüentadores destes espaços. Dirigida por Robinson Cabral, com trilha sonora composta pelo músico Rafael De Boni, imagens de Saimon Fortuna e Breno Dalla Zen, a série de vídeos mostra imagens de cada uma das capelas, seus santos e suas características arquitetônicas. O material é entremeado por depoimentos que falam das memórias e das histórias dessas comunidades, seus moradores e suas festas com farta gastronomia.
O projeto Forqueta Cultural é uma realização do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura com financiamento de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, Apoio Cultural Empresas Randon e Fundação Marcopolo, com Parceria da Tecbril Tecnologia em Tintas, Máquinas SanMartin, Plásticos Pisani e Reflorestadores Unidos.
Comentários