Imigração italiana vira história em quadrinhos
Publicitário farroupilhense dedicou mais de um ano à produção
De maio de 2014 a agosto de 2015, a vida do publicitário Eduardo Luiz Cardoso foi de muito trabalho. Além de preparar e ministrar aulas para os cursos de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, Cardoso se dedicou à produção de uma verdadeira aventura literária. Sozinho, desenvolveu o meticuloso trabalho de contar a história da imigração italiana por meio de quadrinhos, distribuídos nas 64 páginas do livro Assim na Serra como no Céu. A obra, que já foi lançada em Farroupilha, cidade do autor, terá lançamento em Caxias do Sul no dia 3 de outubro, às 16h, durante a Feira do Livro.
Conforme Cardoso, o objetivo é promover uma leitura agradável para adultos e para estudantes, uma vez que os livros serão distribuídos em escolas municipais farroupilhenses. Para isso, a HQ relata a saga daqueles que são tidos como os três primeiros imigrantes – Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico – a chegarem com suas famílias à região de Nova Milano, que hoje é distrito de Farroupilha. “Coloco questões específicas para auxiliar a criança no aprendizado, mas também produzi para uma leitura divertida”, conta o autor, que a partir desta semana começa a ministrar oficinas de quadrinhos em oito escolas farroupilhenses.
O trabalho envolveu muita pesquisa para a narrativa e a caracterização de personagens. Cardoso desenhou todos os quadros, finalizando-os à mão. Depois, todo o material foi digitalizado e colorido no computador, onde foram colocados os balões e os ajustes finais. Para dar conta de todo o trabalho, não teve férias, nem finais de semana sem desenvolver as páginas, até terminá-las, em agosto deste ano. “Algumas páginas levaram três dias para colorir, porque são repletas detalhes”, destaca. Com certeza, valeu a pena.
Assim na Serra como no Céu
Quem conhece a obra máxima da literatura italiana, A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieiri, poderá associá-la a Assim na Serra como no Céu. Assim como Dante, as famílias dos imigrantes passam pelo inferno vivido na Itália e o purgatório da viagem, na esperança de encontrar um paraíso na Serra. Religioso, o título da história em quadrinhos remete à fé dos imigrantes e ao céu prometido a eles, a sonhada cucagna.
Comentários