Mercado de celulares tem grande queda em 2016
Um exemplo claro da queda na venda foi que o valor do dólar subiu, aumentando o valor dos aparelhos.
Foto: Divulgação
Segundo o IDC o mercado de celular no Brasil apresentou uma queda de 5,2% no ano de 2016, comercializando 48,8 milhões de unidades, já em 2015 foram vendidos 51,1 milhões. “Mesmo com queda nas vendas nos últimos dois anos, o Brasil conseguiu se manter na quarta colocação dos países que mais vendem smartphones no mundo e continua sendo estratégico para os fabricantes”, diz Leonardo Munin, analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina.
Especificando os modelos, entre smartphones, celulares sensíveis ao toque, com aplicativos e navegação de internet, e featurephones, celulares sem navegação e novas tecnologias, vemos o seguinte cenário:
Smartphones vendidos em 2016: 43,5 milhões (queda de 7,3%)
Featurephones vendidos em 2016: 4,9 milhões (crescimento de 18,5%)
Um exemplo claro da queda na venda foi que o valor do dólar subiu, aumentando o valor dos aparelhos, além disso, nos três primeiros meses do ano passado os fabricantes chegaram a parar a produção por falta de peças (insumos) e também pela incerteza do mercado. A previsão é que o mercado venda mais aparelhos em 2017, cerca de 49,2 milhões de unidades, mas mesmo assim, abaixo das vendas de 2015. “Hoje, temos aproximadamente 153 milhões de aparelhos em uso no Brasil, sendo 121 milhões smartphones e 32 milhões feature phones, ou seja, 21% da população ainda deve migrar de um telefone convencional para um aparelho inteligente”. Informou o analista do IDC.
Comentários