Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Austrália quer substituir passaportes por reconhecimento biométrico

por Mauricio Pretto

O sistema Seamless Traveler foi orçado em US$ 94 milhões

Provavelmente turistas que irão para a Autrália a partir de 2020 não precisarão mais de passaportes. Autoridades locais disseram que o país está implementando um novo sistema de reconhecimento, para substituir a atual identificação padrão em papel, pelo reconhecimento biométrico de rostos, através da íris dos olhos e/ou impressões digitais.

Se o sistema funcionar como o prometido, os passageiros de outro países chegarão até o aeroporto da Austrália e sairão direto para a rua pegar um transporte, como se fossem viajantes domésticos. O objetivo é que 90% das chegadas passem por estações eletrônicas, sem aborrecimento, entre os anos 2019 e 2020. A intervenção de algum funcionário só será necessária se o sistema apresentar algum problema técnico, ou se a viagem apresentar alguma restrição.

O sistema Seamless Traveler foi orçado em US$ 94 milhões ao longo de cinco anos, para tornar o processo do aeroporto mais eficiente. Já faz 10 anos que estações de escaneamento automático de passaportes vêm sido usadas, auxiliando cerca de 40 milhões de passageiros. Com o novo sistema estas ações serão aposentadas. Segundo informações, as autoridades pretendem lançar um projeto piloto no aeroporto de Canberra, até julho deste ano. “Nossa habilidade para aproveitar o poder da big data tem crescido exponencialmente”, disse John Coyne, chefe da segurança de fronteira no Australian Strategic Policy Institute, em entrevista ao The Sydney Morning Herald.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais