Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

CNPq aprova projetos de pesquisa e inovação da UCS na área de tecnologia assistiva

por Ivan Sgarabotto

Três projetos da Universidade foram contemplados com recursos para custeio, aquisição de equipamentos, e concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para acadêmicos

Cadeira de rodas motorizada controlada pelo método EOG
Foto: Paula Larentis

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na semana em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro - divulgou os projetos contemplados na última chamada de apoio a tecnologias assistivas. Lançada em setembro deste ano, a chamada aportou R$ 5 milhões para projetos de até R$ 200 mil e 34 propostas foram aprovadas. Dessas, três são da Universidade de Caxias do Sul, que ficou em segundo lugar entre todas as instituições de ensino e pesquisa do país (o primeiro lugar coube à Universidade de São Paulo, com a aprovação de cinco projetos).

A chamada foi direcionada a Núcleos de Tecnologia Assistiva e estabeleceu 12 linhas temáticas: materiais e produtos que ajudem na vida diária e prática, em atividades como se alimentar, cozinhar, tomar banho e vestir-se; comunicação aumentativa e alternativa, voltada a pessoas com restrições para falar ou escrever; programas de computador a indivíduos com privações sensoriais, intelectuais e motoras; sistemas de controle remoto; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses e próteses; adequação postural; auxílios de mobilidade; recursos que qualifiquem a habilidade visual ou ampliem a informação a quem tem baixa visão; soluções que melhorem a habilidade auditiva e a autonomia na comunicação de surdos e cegos; adaptação para se dirigir veículos; e equipamentos de esporte e lazer.

Duas das propostas aprovadas são do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Engenharia Elétrica, ambas direcionados às áreas de auxílio à mobilidade e órteses e próteses. E do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, do Campus-sede, o projeto aprovado visa a aplicação de tecnologias tridimensionais no desenvolvimento de dispositivos para adequação postural.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais