Palavra do ano é um emoji
Dicionário Oxford elege figura “chorando de rir” como a marca de 2015
Quem utiliza redes sociais no celular certamente já expressou os mais diversos sentimentos por meio de emojis, desenhos que imitam expressões ou mostram objetos e que podem ser inseridos no meio da conversa virtual. A moda é tamanha que, neste ano, o Dicionário Oxford, da universidade britânica, escolheu um deles como a “palavra do ano” 2015. Pela primeira vez, a palavra do ano não é exatamente uma palavra, mas uma imagem que simboliza uma palavra ou frase. A grande vencedora é o “rosto com lágrimas de alegria”, popularmente uma expressão “chorando de rir”.
Uma empresa que trabalha na área de tecnologia móvel avaliou a frequência global de uso dos emojis em 2015. O XX, segundo o levantamento, representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido e 17% nos Estados Unidos. Segundo a Oxford, o uso desse emoji mais que triplicou em 2015, em relação a 2014. Assim, para a universidade, foi a palavra que melhor refletiu os costumes, o clima e as preocupações do ano.
Todos os anos, a editora de dicionários escolhe as palavras que atraíram mais interesse ao longo do ano para concorrer ao prêmio. As candidatas são avaliadas por um júri que escolhe o termo vencedor com base no potencial duradouro e na significância cultural. Oito palavras e termos, como “refugiado”, “dark web” e “economia compartilhada” também concorriam. Em 2014, venceu a palavra “vape”, termo ligado aos cigarros de vapor que passaram a ser muito utilizados. Em 2013, a palavra foi “selfie”, e, em 2012, “GIF”.
Emoticon e emojis
Talvez você não saiba, mas sim, há diferença entre emoticon e emoji. O emoticon é a formação de expressões por meio de sinais disponíveis nos teclados dos computadores, como esse: :-). O termo vem da junção de emotion (emoção) e icon (ícone). Já o emoji é um sinal pictográfico, um desenho relativo à expressão. Surgiu na década de 90, no Japão, vem dos termos “e” (imagem) e “moji” (personagem).
Comentários