UCS apresenta modelo do TecnoUCS em palestra sobre ciência e tecnologia na CIC
'Ambientes de Inovação e Conexões com o Futuro' será o tema da explanação do pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, na reunião-almoço da próxima segunda, 12 de junho
Tendo como modelo o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul, Odacir Graciolli, será o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, ao meio-dia desta segunda, dia 12.
Sob o tema Ambientes de Inovação e Conexões com o Futuro, Graciolli vai apresentar a conceituação e caracterização dos parques científicos e tecnológicos – modelos de geração de crescimento econômico surgidos na segunda metade do século XX, unindo o conhecimento científico gerado nas universidades ao empreendedorismo de mercado – e como o TecnoUCS se enquadra na atual geração destes complexos em nível global.
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS é a maior instância do Ecossistema Empreendedor da Universidade. Os níveis anteriores são, na ordem, desde a base: o Programa de Empreendedorismo (ministrado para estudantes de 33 cursos de graduação, sendo eletivo a todos demais); o StartUCS (programa gratuito de incentivo à criação e pré-aceleração de novos negócios) e a Incubação Tecnológica (iniciativa de desenvolvimento de empresas para sua colocação no mercado).
Serviços para empresas e órgãos públicos
Além disso, o TecnoUCS atua diretamente com o mundo empresarial e entes públicos, por meio de serviços prestados por 120 laboratórios altamente especializados nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, de Tecnologia e Pesquisa e de Saúde. Neste contexto, inserem-se os serviços tecnológicos, que se referem a consultorias e a 450 tipos de ensaios e análises (dos quais 150 são reconhecidos pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e 50 são acreditados pelo Inmetro), que contam com mais de 1,5 mil clientes regulares e outros 700 sazonais.
Outro segmento de atuação do parque é o desenvolvimento de inovação, o que significa a aplicação, por meio de parcerias com o poder público, entidades e empresa privadas, dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico. Atualmente, cerca de 200 projetos são geridos pelo TecnoUCS, o que garante aos parceiros acesso, via Universidade, a uma rede de pesquisadores, laboratórios e instituições nacionais e internacionais, de todas as áreas do conhecimento.
Comentários